Com a goleada do Flamengo contra o Athletico-PR e diante da derrota do Corinthians para o Palmeiras, os rubro-negros e os alviverdes ocupam, neste momento, as primeiras colocações na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro de 2022. A vantagem dos paulistas sobre os cariocas é de nove pontos, a qual poderá sofrer alterações no próximo domingo (21) quando se enfrentam pela 23ª rodada.
Coincidentemente, a distância entre as duas equipes às vésperas do confronto direto é a mesma que havia há 13 anos, na temporada de 2009, quando o Rubro-Negro, na 29ª rodada e ocupando a sexta colocação, enfrentou o então líder Palmeiras. No mesmo ano, o Flamengo protagonizou a maior virada da história do Campeonato Brasileiro desde o início da era dos pontos corridos, sagrando-se campeão.
Na época, o Palmeiras era comandado por Muricy Ramalho e vinha de uma sequência de tropeços, incluindo empate com o Avaí por 2 a 2 e derrota para o Náutico por 3 a 0. Entretanto, nos bastidores da Gávea, a história é rememorada com o intuito de incentivar os atletas à conquista de um feito análogo ao dos jogadores de 2009.
Agora, o Flamengo vive uma das semanas mais decisivas da temporada de 2022. O time entra em campo contra o Athletico-PR na próxima quarta-feira (17), fora de casa, na Arena da Baixada. Depois, visita o Palmeiras, também fora de casa, no Allianz Parque. Após os dois confrontos o Mais Querido saberá em quais competições ainda continua vivo neste ano.