O Flamengo continua realizando o planejamento de seu elenco para a disputa da temporada de 2023. Um dos pontos de principal carência diz respeito à lateral-direita, especialmente após Rodinei deixar a equipe.
Neste cenário, informações que circulam pela imprensa esportiva indicam que o Flamengo estaria de olho no jovem Rodrigo Conceição. O atleta, inclusive, teria o aval positivo do técnico Vítor Pereira, o qual teria gostado da sugestão.
Rodrigo Conceição é jogador do Porto, de Portugal, mas não conta com grandes oportunidades de jogo. Ainda que a equipe seja comandada pelo seu próprio pai, o treinador Sérgio Conceição, continua sendo mantido no banco de reservas.
Neste cenário, uma opção plausível, e que segue sendo estudada pela diretoria rubro-negra, seria a liberação por empréstimo, incluindo uma cláusula de opção de compra que poderia ser exercida ao término do vínculo.
Aos 22 anos, Rodrigo Conceição conta com um passe especulado no valor de 1,5 milhão de euros. O vínculo com o clube do Dragão, a seu turno, tem validade até meados da temporada de 2024.
Caso exista acerto com o Mais Querido, Rodrigo Conceição desembarcaria no Centro de Treinamento Ninho do Urubu para disputar posições com Matheuzinho, cria das categorias de base, e com o uruguaio Guillermo Varela.
Dos nomes mencionados, cumpre salientar que Varela é o principal cotado para assumir a titularidade no Rubro-Negro. Contratado em meados de 2022 quando a equipe estava sob o comando de Dorival Júnior, não chegou a alcançar grande espaço, mas a boa atuação na Copa do Mundo do Catar mudou a visão interna.