Oscar não será jogador do Flamengo em 2022. Na madrugada da última segunda-feira, até as 4h da madrugada, os dirigentes do Mais Querido, por meio de intermediários, conversaram com o Shanghai Port, da China, com o intuito de convencer os asiáticos da liberação. Todavia, os chineses não foram flexíveis e, com o encerramento da janela de transferências internacional, o brasileiro não mais defenderá as cores do Rubro-Negro.
Flamengo e Oscar tinham todos os acertos necessários, incluindo os valores dos salários. No dia 3 de agosto, o jogador chegou a publicar uma carta de despedida aos torcedores do Shanghai Port, além viralizar nas redes sociais com uma foto na qual aparecia vestindo a camisa do Rubro-Negro.
Depois do encerramento das frustradas negociações, Oscar se manifestou por meio de suas redes sociais, tecendo agradecimentos ao Flamengo e aos seus torcedores. “Queria agradecer a todos pelo carinho e mensagens recebidas nesse último mês, principalmente de todos os torcedores do Flamengo. Agradeço o interesse do Flamengo e da torcida, mas não foi possível concretizar nesse momento”, foram as palavras publicadas pelo atleta do Shanghai Port.
Sem o acerto, o Flamengo encerra a janela de transferências internacional do meio da temporada com quatro reforços: Everton Cebolinha, Arturo Vidal, Guillermo Varela e Erick Pulgar. Oscar, por sua vez, seguirá no Brasil após a liberação do Shanghai Port para acompanhar a gravidez de sua esposa, sem, contudo, defender qualquer outra equipe em solo nacional.