Os balanços financeiros da temporada de 2021 evidenciam que o faturamento do Flamengo é muito superior ao dos rivais diretos do Rio de Janeiro. Naquele ano, o Mais Querido obteve receita operacional bruta de 1,082 bilhão de reais. Vasco da Gama, Botafogo e Fluminense, juntos, receberam 57,2% do valor do Rubro-Negro sozinho, totalizando apenas 619 milhões de reais.
A diferença mais visível acontece na comparação entre Flamengo e Botafogo. O Alvinegro sofreu com o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro, auferindo apenas 122 milhões de reais em receitas. Com efeito, as entradas do Rubro-Negro foram 8,88 vezes maiores que as do rival.
O Vasco da Gama, que também disputou a segunda divisão em 2021, obteve 163 milhões de reais em receita bruta. O montante representa 15,1% do valor apurado pelo Flamengo, expondo a discrepância entre os dois clubes. Por fim, o Fluminense, que disputou a Série A, obteve receita operacional de 333,6 milhões de reais, cerca de 30,84% da arrecadação total do Mais Querido.
Em 2021, o Flamengo contou com o incremento de uma parte das receitas da temporada de 2020, contribuindo para os valores expressivos. Em um dos trechos do balanço, o clube destaca a importância das marcas atingidas, que representam a saúde financeira do clube e a capacidade de arrecadação de recursos de forma independente.
“Este nível de faturamento é inédito no futebol brasileiro e simboliza o patamar que o clube alcançou em termos de geração de recursos. Mesmo que parte desse valor deva-se à contabilização de parte do Campeonato Brasileiro de 2020 em 2021”, afirma um dos recortes do referido documento.