Flamengo e Fluminense entram em campo no Estádio do Maracanã a partir das 21h40 pelo horário de Brasília desta quarta-feira (30) em duelo válido pela ida das finais do Campeonato Carioca de 2022. A volta, por sua vez, está marcada para o sábado seguinte, dia 02 de abril, às 18 horas, também no templo maior do futebol internacional.
Trata-se do terceiro Fla-Flu consecutivo em decisões de finais do Cariocão. Nas duas últimas temporadas, o Flamengo, que sonha com o tetracampeonato seguido, levou a melhor. O Tricolor das Laranjeiras, a seu turno, busca encerrar a hegemonia rubro-negra que parece ser imbatível no Estado do Rio de Janeiro.
Prováveis escalações e desfalques
O técnico português Paulo Sousa não conta com os zagueiros Rodrigo Caio e Pablo, ambos em tratamentos contra lesões, esperados nos gramados somente para o início do Campeonato Brasileiro. Além disso, o chileno Maurício Isla e o uruguaio De Arrascaeta estão à serviço de suas seleções nacionais nos jogos válidos pelas Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2022. Todavia, o Mais Querido prepara o frete de aviões particulares a fim de que ambos possam chegar a tempo no Rio de Janeiro.
Neste cenário, o time mais provável a ser arquitetado por Paulo Sousa deve contar com os seguintes nomes: Hugo Souza; Fabrício Bruno, David Luiz, Filipe Luís; Matheuzinho, Willian Arão, João Gomes (Andreas Pereira), Éverton Ribeiro, Arrascaeta (Pedro), Bruno Henrique e Gabi.
Noutra banda, o Fluminense, de Abel Braga, conta com novidades e desfalques. A primeira mudança ocorre no gol, com expectativa de Fábio assumindo a vaga de Marcos Felipe, por decisão do próprio treinador. O atacante Fred, por sua vez, é desfalque confirmado, tendo em vista os dois cartões amarelos recebidos diante do Botafogo no jogo de volta das semifinais, culminando em sua expulsão e no consecutivo cumprimento de suspensão automática.
Isso posto, o Tricolor das Laranjeiras deve contar com os seguintes nomes: Fábio; Manoel, Luccas Claro, David Braz; Calegari, Pineida, André, Martinelli; Willian, Cano e Arias.
O árbitro escalado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro é Wagner do Nascimento Magalhães, tendo, ao seu lado, os assistentes Thiago Rosa de Oliveira e Luiz Cláudio Regazone. Na cabine da arbitragem de vídeo (VAR) estará Carlos Eduardo Nunes Braga em posição de comando.