O Internacional estava em busca de um novo lateral-direito para o seu elenco. Neste sentido, Rodinei, do Flamengo, despontou como prioridade para a equipe do Rio Grande do Sul. Na temporada de 2020, na qual o Colorado terminou com o vice-campeonato do Brasileirão, o jogador fez parte do elenco após um empréstimo concedido pelo Rubro-Negro, passando a ocupar a titularidade incontestável da equipe.
De acordo com informações publicadas pelo jornalista Venê Casagrande, colunista do Jornal O Dia, os valores pedidos pelo Flamengo em prol da negociação de Rodinei acabaram afastando o interesse dos gaúchos. O clube da Gávea acredita que o lateral-direito possui condições de assumir a titularidade dos rivais diretos, razão pela qual espera iniciar as conversas por pelo menos cinco milhões de reais.
Diante dos elevados valores, o Internacional desistiu das negociações e acabou fechando com Fabricio Bustos. Além do Colorado, outras equipes da primeira divisão também demonstraram interesse em Rodinei, a exemplo de São Paulo e Fluminense. Todavia, o fato de exigir uma venda em caráter definitivo fez com que o Flamengo afastasse os potenciais interessados, os quais pleiteavam um vínculo por empréstimo.
Rodinei chegou ao Flamengo na temporada de 2016, vestindo o manto no decorrer de 183 partidas. No total, foram 98 vitórias, 54 empates e 31 derrotas atuando pelo Mais Querido, período no qual anotou nove gols, sendo um dos atletas mais experientes do atual plantel do Rubro-Negro.