Douglas Costa rescindiu o seu contrato com o Grêmio e está livre no mercado da bola. A passagem do jogador pelo Tricolor Imortal foi marcada por muitas polêmicas, culminando com o rebaixamento da equipe para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Embora uma cláusula impeça que o atleta atue por outra equipe do futebol brasileiro, rumores que circulam pela imprensa carioca indicam que o Flamengo estaria interessado em dar início às negociações.
De acordo com informações publicadas pelo jornalista Julio Miguel Neto, a diretoria do Flamengo teria formalizado uma proposta a Douglas Costa, o qual teria conversado com integrantes da alta cúpula da administração do Rubro-Negro.
No encontro, os mandatários da Gávea deixaram claro o interesse em contar com o seu futebol para a temporada de 2022, sobretudo diante da necessidade de peças neste setor para o elenco do técnico português Paulo Sousa.
Em declarações passadas, Douglas Costa havia garantido que, no Brasil, não defenderia outra equipe que não fosse o Grêmio de Porto Alegre – clube com o qual possui grande identificação. Paralelamente, o Los Angeles Galaxy, que disputa a Major League Soccer (MLS), também estaria interessado na contratação, sendo um bom caminho para que o jogador não cause problemas no futebol brasileiro. Em contrapartida, o sonho de ser convocado pela Seleção Brasileira para a disputa da Copa do Mundo de 2022 encontra no Rubro-Negro uma vitrine muito maior para que demonstre o seu futebol e, por consequência, aumente as chances de uma vaga.
Com a saída de Kenedy, que retornou ao Chelsea após curta passagem por empréstimo, e diante da iminente venda de Michael ao Al-Hilal, da Arábia Saudita, o time de Paulo Sousa carece de posições no sistema ofensivo. Outro nome avaliado pela alta cúpula do Flamengo é o de Everton Cebolinha, do Benfica, o qual também poderia depontar como reforço para o time da Gávea.