Informações inicialmente publicadas pelo jornalista Renan Moura, da Rádio Globo, indicam que o goleiro César, que esteve no elenco profissional do Flamengo no decorrer de 12 anos, está de saída do futebol brasileiro com destino ao Velho Continente. O destino da vez será o Santa Clara, atual décimo colocado do Campeonato Português.
César iniciou a sua carreira como jogador nas categorias de base do Flamengo e foi promovido ao profissional em meio a grande expectativa. Todavia, o camisa 37 nunca conseguiu emplacar uma boa sequência de jogos, atuando, na maioria das vezes, como reserva. No total, foram 72 partidas oficialmente disputadas, culminando em três Cariocas, dois Brasileiros, uma Copa do Brasil, uma Libertadores, uma Recopa Sul-Americana e uma Supercopa do Brasil.
O contrato de César com o Flamengo, oficialmente, duraria até o próximo mês de abril. Todavia, o arqueiro e o clube optaram por uma rescisão amigável, permitindo o acerto com o novo clube. Antes do Santa Clara, outras equipes também demonstraram interesse no acerto com o arqueiro, a exemplo do Coritiba. Todavia, o goleiro achou melhor seguir a sua carreira na Europa, sendo a sua primeira experiência fora do Brasil.
Aos 29 anos de idade, César defendeu outras equipes em sua carreira profissional, a exemplo dos empréstimos para a Ponte Preta e Ferroviária. Em 2021, esteve próximo de ser transferido ao Atlético-GO, mas uma lesão delicada acabou frustrando as tratativas, dando início a trabalhos de recuperação no CT do Flamengo.