Flamengo e Grêmio entraram em campo na noite desta quarta-feira (15) no Estádio do Maracanã com times mistos. Após a vitória por 4 a 0 na ida, o Rubro-Negro contava com situação satisfatória e, com dois gols de Pedro, ambos no segundo tempo da partida, sacramentou em definitivo a sua vaga para a próxima fase do torneio. Com o resultado, o time de Renato Portaluppi enfrenta o Athletico-PR nas semifinais, o qual derrotou o Santos duas vezes, ambas pelo placar de 1 a 0.
Com o amplo placar ao seu favor, o Flamengo cuidou de administrar a vantagem construía em Porto Alegre. Tanto que o primeiro gol da partida saiu somente na etapa final, após falta sobre Pedro no que quase seria um gol de bicicleta. O VAR revisou a jogada e interpretou como pênalti. Pouco tempo depois, o camisa 21, mais uma vez, aproveitou a sobra da bola após bater na trave, empurrando para o fundo das redes a fim de fechar a conta.
Um dos momentos mais icônicos da partida aconteceu durante a substituição de Gabi. O camisa 9 deixou o gramado com uma cara não muito contente e, e seguida, esbravejou no banco de reservas.
https://www.youtube.com/watch?v=gVqSrlzlBdE
Com a autorização da Prefeitura do Rio de Janeiro, o Flamengo comportou 24.533 pagantes no Estádio do Maracanã, no retorno gradativo, que contou com 35% de permissão. Para a Libertadores, é esperado 50% da capacidade.