Nesta semana, o paraguaio Piris da Motta virou alvo de especulações com relação ao futebol japonês. Informações que circularam pela imprensa esportiva indicavam o interesse do Yokohama FC em sua contratação. Mesmo sendo considerada positiva do ponto de vista financeiro, novos rumores indicam que o estrangeiro teria negado a proposta, optando por permanecer no Rio de Janeiro.
Caso fosse transferido para o futebol da Ásia, Piris da Motta faria jus a um salário na casa de 1 milhão de dólares por ano, correspondendo a aproximadamente 5 milhões de reais na atual cotação de mercado. Nestas circunstâncias, receberia praticamente o dobro do que passará a auferir em seu retorno à Gávea após passagem por empréstimo pelo futebol da Turquia. Não obstante, haveria alguns acréscimos, como casa, carro e bonificações a depender do seu desempenho dentro de campo.
Um dos fatores preponderantes para a negativa de Piris da Motta aos japoneses seria a negativa dos seus familiares, que não enxergaram com bons olhos a aventura de se mudar para o outro lado do mundo, com uma cultura e idioma completamente diferentes. Por conta disso, o atleta deve ser reintegrado como esperado anteriormente ao elenco do Flamengo logo após o término da Copa América de 2021, na qual está defendendo a Seleção Paraguaia.
A situação do Yokohama FC também desagradou o atleta. O clube é o atual lanterna do Campeonato Japonês e, com a vitrine que conseguirá a partir da disputa da Copa América de 2021, acredita que possam surgir equipes mais gabaritadas e com melhores ofertas para a sua contratação.