A delegação Rubro-Negra já está na cidade de Quito, no Equador, palco do confronto desta terça-feira (4) pela terceira rodada da fase de grupos da Taça Libertadores da América de 2021. De olho na manutenção de sua liderança, o objetivo do Flamengo é conquistar os três pontos em prol da continuidade dos 100% de aproveitamento que possui até o momento, após vitórias contra o Vélez Sarsfield (Argentina) e Unión La Calera (Chile).
Dois grandes desfalques pesam para a escalação por parte do técnico Rogério Ceni. O primeiro deles é Rodrigo Caio, que ainda não se recuperou de seus problemas musculares e está de fora do confronto. A segunda baixa, de última hora, é o volante Gerson, que sentiu dores durante os trabalhos da sexta-feira (30) no Centro de Treinamento Ninho do Urubu, ficando de fora da partida.
Nessas circunstâncias, a imprensa esportiva está a especular a possibilidade de Willian Arão retornar para a sua posição de origem (volante), a fim de ocupar o lugar vago com o corte de Gerson. No momento, o atleta vem atuando como zagueiro improvisado, e o setor defensivo, caso essa opção seja a escolhida pelo treinador, ficaria sob responsabilidade de Bruno Viana e Gustavo Henrique.
Uma segunda alternativa vislumbrada por Rogério Ceni é escalar o garoto João Gomes para a vaga de Gerson, deixando Willian Arão na zaga. Entretanto, a dificuldade da partida na altitude de Quito deverá requerer atletas mais experientes.