O Flamengo está sobrando na disputa da Taça Libertadores da América de 2021. Até o momento, o time soma três vitórias em três jogos, mantendo 100% de aproveitamento em caráter inédito em toda a sua história no torneio continental. Por conta disso, o confronto contra o Unión La Calera, do Chile, na próxima terça-feira, poderá decretar a classificação para as oitavas de final com duas rodadas de antecipação.
Apesar da importância do confronto, o técnico Rogério Ceni tem motivos para se preocupar. Por conta dos últimos problemas físicos enfrentados pelo time, um importante quarteto poderá ficar de fora deste confronto decisivo. Tratam-se do zagueiro Rodrigo Caio, do goleiro Diego Alves, do lateral-esquerdo Renê e do volante Gerson, que ainda não estão 100% recuperados de suas respectivas contusões.
Em coletiva de imprensa, o Dr. Márcio Tannure, chefe do departamento médico, falou a respeito do quadro físico de cada um dos atletas. Diego Alves passou por exames que constatam uma fibrose muscular. A recuperação é consideravelmente rápida, mas ainda há dúvidas sobre sua disponibilidade para a Libertadores.
Renê foi diagnosticado com uma lesão no músculo posterior da coxa e já faz tratamentos com o auxílio de fisioterapia. Gerson e Rodrigo Caio, lesionados há mais tempo, estão em fase final de recuperação. O zagueiro foi diagnosticado com uma fibrose muscular na coxa direita, semelhante à de Diego Alves, enquanto que o volante lesionou a coxa direita. Todos seguem sem previsão de retorno aos gramados.