O Flamengo acertou a transferência de uma grande joia revelada em suas categorias de base. Trata-se do lateral-direito João Lucas, que está com 23 anos de idade e defenderá, por empréstimo, a equipe do Cuiabá, que disputará a Série A do Campeonato Brasileiro em 2021. Segundo o jornalista Venê Casagrande, em sua coluna no Jornal O Dia, o jogador embarca para a capital de Mato Grosso ainda na noite desta segunda-feira (3).
O contrato de João Lucas com o Cuiabá deve valer até dezembro de 2021. Durante o período, os seus salários serão pagos de forma integral pela equipe do Centro-Oeste. O Flamengo enxerga a transação com bons olhos, sobretudo pela boa sequência de jogos que o atleta terá, podendo valorizá-lo no mercado da bola, além de aprimorar, ainda mais, o seu futebol.
Não há opção de compra ao término do vínculo, mas uma cláusula específica renderá 10% do valor de eventual venda para outra equipe caso João Lucas esteja durante a vigência do seu empréstimo, como taxa de vitrine. No momento, a diretoria rubro-negra trabalha para renovar o seu contrato, o qual deve ser prorrogado de dezembro de 2021 para junho de 2022.
O Flamengo detém 60% dos direitos econômicos do lateral. Os 40% restantes pertencem ao Bangu, seu ex-clube. No elenco profissional, não há espaço para João Lucas, em especial pelo retorno de Rodinei, deixando a lateral-direita ainda mais repleta de opções para Rogério Ceni.