Por conta dos diálogos bem-sucedidos entre Flamengo e Al Ain, tudo indica que o atacante Michael deva atuar pelo futebol dos Emirados Árabes Unidos nesta temporada de 2021. A proposta do clube do Oriente Médio prevê o pagamento de 1,25 milhão de euros pelo empréstimo de seis mesos, acrescido da fixação de uma cláusula de compra na faixa dos 12 milhões de euros, cerca de R$ 78 milhões na atual cotação de mercado.
A contratação de Michael pelo Flamengo aconteceu no início de 2020. Naquele momento, o jogador estava em evidência no futebol brasileiro, sendo disputado por outros grandes clubes, como o Corinthians, que saiu derrotado na negociação. Em 2019, foi eleito o jogador revelação do Campeonato Brasileiro, e custou aos cofres da Gávea a quantia de 7,5 milhões de euros.
Embora tenha desembarcado ao Rio de Janeiro sob fortes holofotes, Michael não conseguiu confirmar as expectativas, e nunca chegou a conquistar espaço na titularidade do time. Mesmo figurando o banco de reservas, a vitrine Rubro-Negra fez com que sua cotação de mercado ganhasse um expressivo aumento, motivo pelo qual o Flamengo poderá lucrar cerca de 4,5 milhões de euros em comparativo ao valor pago para o Goiás.
Flamengo e Al Ain terão até o dia 1º de fevereiro para acertar a venda de Michael, sendo o prazo para o fechamento da janela de transferências do futebol árabe. Neste momento, a diretoria do Rubro-Negro enviou uma contraproposta, visando ampliar os valores iniciais pela cessão para a casa de 1,5 milhão de euros, totalizando R$ 10 milhões.