Considerado uma das grandes promessas do futebol internacional, o jovem Vinícius Jr. foi negociado por valores milionários para a Europa, onde viria a atuar pelo Real Madrid. Para o seu desenvolvimento enquanto jogador profissional, cita uma importante contribuição indireta de Adriano Imperador, outro ídolo da Nação, com quem aprendeu uma importante lição.
Embora fosse torcedor do Flamengo desde criança, Vinícius Júnior recorda que não gostava de assistir aos jogos pela televisão. O seu maior prazer era somente entrar em campo e se divertir, mesmo nas competições de maior seriedade, o que poderia comprometer o seu desenvolvimento profissional. O cenário viria a mudar com a volta de Adriano ao time carioca, com quem viria a desenvolver uma boa relação no futuro.
“Para ser sincero, não gostava de ver futebol antes, preferia apenas jogar. Mas, naquela época, quando o Imperador voltou, ele mudou tudo para mim”, disse Vinícius Júnior em entrevista para a revista inglesa Gaffer.
Quando viu o brilhantismo do time de 2009, que culminou com o título do Campeonato Brasileiro, Vinícius Júnior, ainda garoto, passou a ter uma relação muito diferente com o futebol, interessando-se por acompanhar as partidas – em especial do Flamengo. Naquela temporada em especial, admite que assistiu praticamente todos os jogos, guardando boas lembranças daquela conquista.
Nos dias de hoje, o jogador do Real Madrid respira futebol praticamente 24 horas por dia, conforme relatado para a mesma revista. Acompanhar os melhores atletas do esporte é uma maneira de estar em constante aprendizado, fundamental para o seu aprimoramento enquanto profissional.