O futebol, grande paixão dos brasileiros, é capaz de mexer com a emoção dos seus torcedores, sempre esperançosos por títulos e resultados positivos dentro de campo. Porém, quando a cobrança se torna excessiva, muitos problemas são desencadeados, incluindo brigas e discussões. De acordo com um levantamento proposto pelo Apostagolos, dentre as equipes da elite do futebol brasileiro, Flamengo e Corinthians despontam como os de torcedores mais reclamões.
O levantamento ouviu 330 pessoas entre os dias 14 e 15 de janeiros, com participantes de todas as regiões do país. Para eles, a torcida do Corinthians é a mais reclamona, com 33% dos entrevistados indicando o Timão. O Flamengo aparece logo atrás, com 23%m seguido de São Paulo, Palmeiras e Vasco, com 8%, 7% e 6%, respectivamente.
Outros clubes que foram mencionados pelos entrevistados foram Botafogo (4%), Bahia (3%) e a dupla Cruzeiro e Atlético Mineiro, as duas potências de Minas Gerais, ambos com 2% cada. Internacional, Fluminense, Grêmio e Sport-PE também apareceram no levantamento, todos com 1%.
Na visão dos entrevistados, 41% das reclamações dos torcedores possuem relação com decisões tomadas pelos árbitros da partida. Outros 38% indicaram que o perfil desordeiro e violento destes torcedores é o motivo de maior irritação.
Dentre os treinadores, Fernando Diniz, do São Paulo, foi eleito o mais reclamão, com 18% de votos. Cuca e Abel Braga, de Santos e Internacional, também foram citados, com 18% e 17% cada um.