O Flamengo perdeu um importante jogador para a sequência do Campeonato Brasileiro na última rodada. O zagueiro Rodrigo Caio deixou os gramados sentindo dores musculares, e precisou ser substituído por Gustavo Henrique. Exames posteriores constataram a existência de uma lesão no músculo adutor da coxa, ainda sem previsão para a recuperação.
Nestas circunstâncias, Gustavo Henrique, que vinha sendo fortemente criticado pelos torcedores por conta de erros individuais e falta de segurança dentro de campo, acabou virando o homem de referência para o miolo da zaga do Flamengo. Na partida deste domingo contra o Athlético-PR, inclusive, deve formar dupla de zaga ao lado de Willian Arão, que vem treinando e atuando de maneira improvisada na posição.
Gustavo Henrique esteve em campo nas duas últimas partidas, demonstrando atuações seguras. O ambiente é propício para o camisa 3 demonstrar o seu futebol, uma vez que a pressão aplicada pela torcida começa a se dissipar – pelo menos enquanto continuar demonstrando atuações seguras.
Desde que chegou ao Flamengo em 2020, foram 17 partidas disputadas, sendo 16 como titular. Neste período, balançou as redes em uma ocasião, ficando três jogos sem sofrer gols. Durante o período de crise vivenciado pelo time, alguns setores da torcida chegaram a cobrar o seu afastamento do clube.
Como de costume, a diretoria do Flamengo não informa prazo para a recuperação de Rodrigo Caio. Neste sentido, o torcedor deve ter paciência e torcer por um bom desempenho de Gustavo Henrique, uma vez que pode ser o zagueiro titular pelo resto do Brasileirão.