O Flamengo desponta no cenário brasileiro como um dos clubes de maior saúde financeira. Consequentemente, é o time que mais agita o mercado da bola, com contratações emblemáticas e muito debatidas na imprensa esportiva do país.
Esta realidade acabou sendo comprovada a partir de um relatório proposto pela Fifa, indicando o Mais Querido como o clube que mais gastou em contratações internacionais no decorrer do ano de 2020.
O estudo levou em consideração um total de 211 associações nacionais, além de 7 mil clubes que disputam categorias profissionais. Na América do Sul, em especial, nenhum time gastou mais que o Flamengo em contratações internacionais, deixando o clube à frente de outros gigantes do ponto de vista financeiro, como Atlético Mineiro e Palmeiras.
Uma das transações que contribuíram para que o Flamengo ocupasse a posição de liderança foi a contratação de Gabriel Barbosa junto à Inter de Milão. O clube precisou desembolsar 17 milhões de euros, cerca de R$ 78,4 milhões, para que o artilheiro da temporada anterior pudesse continuar no Rio de Janeiro. Mais do que isso, a compra em definitivo do camisa 9 representou a maior contratação de toda a história do futebol brasileiro em termos de números absolutos.
O top 10 da América do Sul proposto pelo estudo da Fifa conta com 8 brasileiros e 2 paraguaios (Libertad e Olímpia, na 8ª e 9ª colocação). Atlético Mineiro (2º), Palmeiras (3º), Red Bull Bragantino (4º), Corinthians (5º), Santos (6º), São Paulo (7º) e Internacional (10º) completam a lista.