O zagueiro Gustavo Henrique vive altos e baixos desde que desembarcou ao Rio de Janeiro. O reforço não vingou conforme esperado e, após uma sequência de erros individuais, além da falta de segurança dentro de campo, fizeram com que alguns setores da torcida chegassem a pedir o seu afastamento do time. Com a ausência de Rodrigo Caio, que enfrenta lesão no músculo adutor da coxa, o defensor esteve em campo no último domingo na derrota contra o Athlético Paranaense, sendo o autor do único gol flamenguista na partida.
Com a rede balançada, Gustavo Henrique chega a uma importante marca. Ao lado do lateral Filipe Luís, é o defensor que mais marcou gols pela camisa do Flamengo no decorrer da última temporada. Considerado um jogador alto, possui facilidade nas jogadas aéreas.
Até o momento, o zagueiro balançou as redes três vezes pelo Flamengo, em diferentes competições. O fato curioso é que todos os gols foram feitos de cabeça, sendo bem aproveitado o 1,96m de altura, que lhe coloca no posto de jogador mais alto do atual elenco do Mais Querido.
Rodrigo Caio, titular incontestável do setor defensivo, ainda não conseguiu balançar as redes nesta temporada. Embora tenha importância indispensável para a zaga, sendo uma das armas mais potentes do Flamengo, é presença constante nas jogadas aéreas, mas ainda não conseguiu converter as chances em gols. Um dos principais motivos que atrapalharam os números do defensor foram as sucessivas lesões que lhe tiraram de campo por diversas vezes ao longo desta última temporada.