De acordo com informações publicadas pelo jornalista Venê Casagrande, em sua coluna no Jornal O Dia, as negociações entre a diretoria do Flamengo e os árabes do Al Ain avançaram, indicando que Michael pode estar de partida do Rio de Janeiro. O contato da equipe dos Emirados Árabes Unidos aconteceu na última semana, e o Mais Querido aguardou o desembarque após a partida contra o Athletico em Curitiba para analisar as propostas.
O atacante de 24 anos chegou ao Flamengo no início de 2020 após ser eleito a revelação do Campeonato Brasileiro enquanto atuava pelo Goiás. No Mais Querido, entretanto, não conseguiu repetir o mesmo sucesso de outrora, frustrando os torcedores e diretores do clube, uma vez que foram dispensados valores consideráveis pela transação.
A falta de oportunidades de Michael no atual elenco do Flamengo é considerado um dos fatores pelos quais a transferência para o Oriente Médio seria benéfica. A ideia é que o jogador tenha mais condições para atuar, podendo valorizar ou mesmo interessar a diretoria do Al Ain para uma futura compra ao término do contrato de empréstimo.
De acordo com a referida reportagem, as duas equipes já chegaram ao consenso dos valores iniciais que serão pagos para a liberação de Michael. A negociação, neste momento, leva em consideração o tempo para a cessão do jogador. Para a temporada de 2021, o planejamento orçamentário do Mais Querido abrange uma arrecadação de R$ 168 milhões vindos das vendas de jogadores.