Jorge Jesus vive tempos difíceis em Portugal. Após abandonar a idolatria da Nação Rubro-Negra para se arriscar no projeto do Benfica, clube de sua terra natal e que já havia treinado no passado, o Mister não rendeu conforme esperado, causando irritação nos torcedores. Pelas redes sociais, muitos benfiquistas já exigem a saída do treinador.
As principais críticas contra Jorge Jesus estão em sua incapacidade, até o momento, de montar um esquema defensivo eficaz. Para se ter uma ideia, o Benfica já sofreu nove gols nas últimas sete rodadas do Campeonato Português, desempenho inferior ao de metade dos 18 clubes que disputam o torneio nacional nesta temporada.
Outra frustração da torcida tem relação com a eliminação precoce na Uefa Champions League. Apesar de ter prometido levar o clube de Portugal para a elite do futebol do continente europeu, o Benfica foi eliminado para o modesto PAOK, da Grécia, cravando a saída precoce do principal torneio de clubes do planeta.
A frustração da torcida reside no fato de, antes de desembarcar em Portugal, Jorge Jesus ter realizado um trabalho brilhante no Flamengo. Ao longo de 58 partidas, o treinador registrou em sua bagagem 44 vitórias, dez empates e apenas quatro derrotas, o que representa um impressionante índice de 81,6% de aproveitamento.
Pelo Mais Querido, levantou as taças do Campeonato Brasileiro e da Libertadores de 2019, além da Recopa Sul-Americana, Supercopa do Brasil e Campeonato Carioca de 2020.