Rogério Ceni defende que o Flamengo passe a buscar um estilo de jogo mais próximo ao legado deixado pelo técnico Jorge Jesus, que abandonou o barco este ano para migrar ao projeto do Benfica.
A mudança de filosofia de jogo envolve uma postura mais agressiva dentro de campo, assim como vinha utilizando no comando do Fortaleza.
Em sua estreia pelo Mais Querido, Rogério Ceni tentou emplacar, desde já, as mudanças almejadas no estilo de jogo. Na visão do técnico, esse estilo de jogo é preferido pelos atletas, capaz de render ótimos frutos dentro de campo.
O técnico teve pouco tempo para treinar a sua nova equipe antes do duelo decisivo contra o São Paulo pelas quartas de final da Copa do Brasil.
Em razão disso, contou com a ajuda dos jogadores, para que uma espécie de memória cognitiva do trabalho de Jorge Jesus fosse recuperado, dando uma postura mais ofensiva ao time.
Em sua avaliação pessoal, Rogério Ceni diz ter encontrado congruências entre a maneira de treinar sua equipe e o jeito como Jorge Jesus montava o supercampeão elenco do Flamengo da temporada de 2019. Com esses pontos de similaridade, tornou-se fácil resgatar o antigo futebol da temporada passada.
O resultado, porém, não foi o esperado. Com erros individuais, o Flamengo tropeçou dentro de casa, e precisará correr contra o resultado no próximo dia 18, em pleno Morumbi. Para tanto, Rogério Ceni prometeu árduo trabalho para encaixar a sua metodologia vitoriosa no Mengão.