O Flamengo vive altos e baixos ao longo desta temporada de 2020. Em raríssimas ocasiões, os torcedores puderam acompanhar o time completo dentro de campo, em decorrência de uma série de fatores, incluindo surto interno de Covid-19, sucessivas lesões e convocações para a Seleção Brasileira.
Neste fim de novembro, o elenco gradativamente volta para a sua integridade técnica, embora restem atletas importantes, que continuam tratando de lesões.
Na lista de desfalcados até o momento estão Rodrigo Caio, Pedro e Isla. Coincidentemente, todos passaram por problemas médicos após servirem suas seleções nacionais e se encontram em processo de recuperação no departamento médico do CT Ninho do Urubu.
Às vésperas do confronto decisivo contra o Racing pela partida de volta das oitavas de final da Taça Libertadores da América 2020, a equipe médica do Mais Querido trabalha contra o tempo para que esses jogadores tenham condição de atuar no próximo dia 1º de dezembro no Estádio do Maracanã.
A última vez que Rodrigo Caio entrou em campo pelo Flamengo data do dia 22 de setembro. Ele foi diagnosticado com Covid-19, passando por convocação à Seleção Brasileira seguida de lesão, com edema ósseo no joelho esquerdo e posteriormente na panturrilha direita. No total, já são 19 partidas sem atuar, ainda sendo dúvida para o confronto da Libertadores.
Isla, por sua vez, chegou a ser escalado para o jogo de ida, mas sentiu dores na coxa esquerda durante o aquecimento. Ele passará por reavaliação para que o estado físico seja definido. Por fim, Pedro é o mais provável a se recuperar. O jogador sofreu uma lesão muscular na coxa considerada leve e se encontra em fase final de reabilitação.