A Conmebol fez mudanças no protocolo da Libertadores e passou a permitir que os clubes possam escalar jogadores que testaram positivo para o novo coronavírus, porém, os atletas precisam ficar ao menos 10 dias em isolamento, contando a partir da data do primeiro diagnóstico.
O que muitos não sabem é que esta mudança foi realizada após uma sugestão dada pela CBF, devido a um surto de Covid-19 no Boca Juniors e também no River Plate. E por causa desta mudança, agora o Flamengo está sendo beneficiado.
É que na noite desta quarta-feira (30), o Rubro-Negro joga no Maracanã contra o Independiente Del Valle e poderá contar com os jogadores que foram infectados há mais de 10 dias, são eles: Filipe Luís, Ribas, Bruno Henrique, Matheuzinho, Isla, Michael e também o Vitinho.
Outra curiosidade é que desde o dia 12 do mês passado que a CBF passou a autorizar que jogadores que testaram positivo pelo PCR possam entrar em campo. O PCR é um procedimento que diagnostica a pessoa que tem o novo coronavírus naquele momento.
Vale lembrar que nos Estados Unidos, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) tomou alguns estudos por base e afirmou que depois de 10 dias após testar positivo para a Covid-19 pelo PCR, um paciente assintomático passa a não transmitir mais o coronavírus.
Graças a estas mudanças na Libertadores, o Flamengo hoje poderá montar um elenco melhor estruturado para tentar garantir a vitória contra o Del Valle.