A derrota por 1 a 0 para o Atlético Mineiro, em pleno Maracanã, colocou fim a uma sequência de marcas bastante expressiva que o time tinha no estádio. Também evidenciou a falta que a nação rubro negra faz ao time, que precisou jogar sem torcida.
Para se ter uma ideia do tamanho do impacto que a derrota pode ter no time, é bom lembrar que a última vez que o Flamengo havia deixado o campo do Maracanã com um resultado negativo foi em dezembro de 2018, em uma derrota para o Athlético-PR.
Ciclo de vitórias
Desde 2018 o Flamengo colecionou vitórias, pelo campeonato brasileiro, no Maracanã e sai do campo sem vencer em apenas duas oportunidades, quando empatou com São Paulo (0 a 0) e Vasco (4 a 4).
No caso de levar em consideração também o campeonato carioca, os números são apenas um pouco piores. Em 2020 o Flamengo empatou no estádio com o Macaé, em 0 a 0, e também foi derrotado pelo fluminense, por 1 a 0.
Torcida faz falta
Desde que a pandemia do novo coronavírus começou a situação ficou mais difícil. Tanto nas rodas finais do campeonato carioca como agora, quando se inicia o Brasileirão, o Flamengo tem de lidar com as arquibancadas vazias do maracanã.
Ainda que tenha sido campeão do estadual, as exibições do Flamengo têm se mostrado abaixo do que o público estava acostumado. Diante do fluminense, um time mais bem arrumado, a vitória veio com muito esforço. No caso do Atlético-MG, a derrota foi inevitável.
Mudanças
A ausência da massa rubro-negra empurrando o time parece ser bem representativa e estar refletindo no resultado do time em campo. A direção coloca sons ambiente e também enche as arquibancadas de fotografias de torcedores. Mas o problema pode ser outro.
Desde que a pandemia começou, Jorge Jesus já dava pistas de que não ficaria no Brasil por muito tempo. A novela se arrastou por meses, até que o treinador foi definitivamente para o Benfica. Agora, Dòmenec precisa trabalhar duro para fazer o time jogar como antes.