A decisão do lateral direito Rafinha de fazer as malas e deixar o time do Flamengo rumo ao turco Olympiakos pegou todos de surpresa. Considerado um dos pilares do time que foi campeão brasileiro e da libertadores, sua substituição será difícil.
Inicialmente o problema está em campo, pois o Flamengo conta apenas com dois jovens, João Lucas e Matheuzinho, considerados muito imaturos para o time titular. Porém, há um outro problema, Rafinha era um dos líderes do vestiário rubro-negro.
Liderança
Com uma passagem vitoriosa pela Europa e uma personalidade forte, Rafinha exercia grande liderança no time. Foi ele quem rapidamente incluiu o samba como musica obrigatória no vestiário flamenguista, principalmente integrando os mais jovens.
Além disso, conta-se que estava sempre preocupado em melhorar o ambiente do vestiário e, por isso, teria se tornado um conselheiro procurado por todos. No meio das conversas sérias, os instrumentos musicais que levava para o Ninho traziam a descontração.
Cláusula Europa
Rafinha chegou ao Flamengo sem custos, ou seja, não foi necessário pagar uma multa ao Bayer de Munique, time com o qual o contrato dele tinha terminado. Mas para assinar o contrato, o jogador exigiu a inclusão de uma cláusula específica.
Segundo esta clausula contratual, caso houvesse uma proposta de um time da Europa pelo futebol do lateral, o flamengo precisaria liberá-lo sem custos.
Segundo Mecos Braz, conseguir trazer um jogador com histórico tão forte para o Brasil, ainda com mercado na Europa, foi muito difícil. A clausula foi ponto importante para a contratação e, sem ela, provavelmente o jogador não teria chegado na gávea.
O futuro
Agora, com a saída de Rafinha, o técnico do Flamengo, Domènec Torrent, tem mais um problema para resolver. Ele perde o único jogador com quem já havia trabalhado no passado e que, esperava-se, o ajudasse em sua adaptação.
Enquanto a diretoria corre atrás de um substituto, tendo Isla como principal alvo, o time se prepara para o jogo deste sábado, contra o Coritiba, no Couto Pereira.
O flamengo não vence há dois jogos e ainda não pontuou no campeonato.