Para os torcedores que acompanham de perto as categorias de base do Fla, o meia Yuri Cesar é um grande conhecido. Tratado como promessa do Ninho, o garoto de 19 anos obteve destaque nas competições nacionais sub-20 em 2019 e na Libertadores Sub-20 ao início deste ano, além de figurar em quatro partidas oficiais pelo Campeonato Carioca. Mas a aparição nacional, sobretudo para o torcedor do Fortaleza, veio graças à sua adaptação instantânea ao Leão. Negociado por empréstimo, seu início não podia ser melhor: duas partidas em que saiu do banco de reservas, dois gols.
Ainda antes de estrear como profissional, as grandes atuações de Yuri Cesar pelas equipes de base já chamavam a atenção, rendendo-lhe a alcunha de “o moleque é liso”. Sua velocidade e habilidade para driblar fizeram a joia da base manifestar o interesse de clubes como Santos e Athletico-PR, além do futebol asiático. Mas a opção pelo Fortaleza, sob influência dos empresários do jogador, parece ter sido acertada, segundo o próprio em entrevista recente para o site do Globo Esporte. “[No Fortaleza] eu teria oportunidades de mostrar meu futebol, que é o mais importante. […] Que seja um grande ano para mim e para o clube também”, declarou.
Pois a temporada projetada por Yuri já começa com o pé direito (ou esquerdo?). Entrando no intervalo da partida contra o Pacajus, no Castelão, válida pelo Campeonato Cearense, o garoto precisou de dois minutos e um toque na bola para fazer seu primeiro gol com a camisa do Fortaleza. Aproveitando cruzamento de Carlinhos, um toque de primeira com a canhota para sinalizar um início promissor. E a dose se repetiu: diante do Náutico o camisa 57 voltou a balançar as redes em pleno estádio dos Aflitos, em um chute preciso que morreu no ângulo de Jefferson, aos 22 minutos do segundo tempo. Ambas partidas terminaram em 3 a 0 a favor do Leão do Pici.
O aproveitamento meteórico e o bom rendimento de Yuri Cesar têm, segundo o próprio, um responsável direto: o técnico Rogério Ceni. Ainda na entrevista concedida ao globoesporte.com, o jovem afirmou o apoio do treinador como essencial em seu desempenho pelo Fortaleza e no seu desenvolvimento como jogador. “[…] está me passando bastante confiança para mostrar meu futebol. Ele adapta um estilo de jogo muito intenso e me pede bastante a recomposição sem bola. […] Ele se preocupa mais na marcação”, afirmou Yuri.
Yuri tem contrato com o Fortaleza até o final de 2020, mas certamente será acompanhado de perto por Jorge Jesus ao longo do ano. Ainda sem contato com o Mister, o garoto declarou empolgação em ser efetivado no Flamengo futuramente e ser treinado pelo português. “[…] tenho bastante respeito e admiração pelo que ele fez e faz no Flamengo. Espero um dia trabalhar com ele”.