O Flamengo empatou com o Peñarol em 0 a 0, no Estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu, e garantiu a sua classificação para as oitavas de final da Libertadores. O técnico Abel Braga comemorou a classificação, admitindo que não precisava ter sido tão difícil.
– Essa partida fica memorável para nós porque tivemos a consciência do grau de sofrimento que foi, que nós mesmos criamos. Não precisávamos ter sofrido tanto, mas, voltando algum tempo atrás, é aquilo que eu disse, é uma equipe que está conseguindo resultados pelo sacrifício e superação. Esses atletas querem criar um momento novo e, acima de tudo, além da capacidade técnica e individual que têm, eles estão querendo criar isso com alma. Então foi uma classificação que emocionou a todos e com certeza deixou a nação extremamente orgulhosa.
O treinador rubro-negro também analisou a tensa partida no Uruguai.
– Não é uma equipe fácil de se jogar, é uma equipe muito combativa, um estádio lotado e nós jogamos um jogo muito inteligente. E claro que depois da expulsão eles colocaram mais atacante, começaram a botar bola lá para cima, mas se você analisar, mesmo com um a mais no segundo tempo, qual foi a chance de gol que eles tiveram? Nós viemos aqui eliminar um adversário de tradição, com muitos títulos de Libertadores, com camisa, com peso, com torcedor presente, e a gente não pode chegar aqui e passar nervosismo, angústia e ansiedade para os jogadores. Se você passa isso, piora as coisas. Não pode chegar aqui achando que é fácil, tem que achar que é difícil. Mas mais difícil ainda é fazer o primeiro tempo que fez, isso sim. Então eles provaram para muita gente que eles são capazes.

Abel projetou a próxima fase da competição. O rubro-negro se classificou para as oitavas de finais da Conmebol Libertadores em primeiro lugar no grupo D.
– Pode chegar competitivo, basta o Flamengo jogar o que jogou no primeiro tempo. Mas, imagina, depois desse primeiro tempo, com um jogador a menos, se não se classifica? Na final da Champions League, por muito mérito, vai acontecer uma final com um treinador que está há quatro anos em um clube e não ganhou nada, e outro que está há cinco anos no clube e também não ganhou nada. E eles chegaram à final. O Klopp explicou muito bem o que é o futebol brasileiro. Não sei te falar se a gente vai querer aquele segundo tempo de uma alma até fora daquilo que acha que um atleta, que um ser humano, pode dar, ou um primeiro tempo brilhante. Tomara que a gente repita sempre o primeiro tempo brilhante, como foi, e não perca tantos gols.
LEIA TAMBÉM:
Flamengo contrata atacante Mateus, destaque da base do América-MG
Flamengo enfrenta Corinthians nas oitavas da Copa do Brasil
Presidente do Flamengo admite chegada de reforços e diz que foco é ganhar tudo
Ponte Preta tem interesse no atacante Lucas Silva do Flamengo
Foto: Divulgação
Curtiu essa matéria? Siga o jornalista no Twitter: – @AllanMadi