O Flamengo inicia nesta terça-feira, às 19h15 (horário de Brasília), contra o San José, em Oruro, sua 16ª Libertadores, com uma única obsessão: repetir a primeira participação, em 1981, quando conquistou o título. Desde então, o clube persegue o bicampeonato, mas acumula frustrações.
O desafio na estreia é grande e alto: 3.700 metros de Oruro. Até por isso o Flamengo está desde domingo em Santa Cruz de La Sierra e só vai para o local do jogo horas antes da partida, para minimizar os efeitos. E os números justificam o temor pela altitude: em cinco jogos acima dos 3.000 metros, o Rubro-Negro só ganhou um e tem apenas 26,6% de aproveitamento .
A ideia é arrancar bem para não ter problemas no grupo D da Libertadores, que ainda conta com LDU (Equador) e Peñarol (Uruguai). Em três das últimas quatro participações, o Rubro-Negro foi eliminado na fase de grupos. No ano passado o time superou o fantasma, mas parou nas oitavas de final diante do Cruzeiro.
ESCALAÇÕES PROVÁVEIS
Flamengo – técnico Abel Braga
Depois de vários testes no Campeonato Carioca, Abel definiu seus titulares para a estreia na Libertadores. Arrascaeta será mantido no time no lugar de Everton Ribeiro. Na zaga, Léo Duarte segue na vaga do lesionado Rhodolfo, que está está com dor na panturrilha esquerda e sequer viajou para a Bolívia. Com isso, a formação será a mesma da vitória sobre a Portuguesa na semana passada, pelo Estadual.
Preocupada, a diretoria do Flamengo preparou uma força-tarefa anti-altitude que envolve: vitaminas e exercícios respiratórios com os jogadores; escolta de ambulância durante toda a estadia em Oruro; além de 10 cilindros de oxigênio, que só serão usados em eventuais emergências e não serão exibidos para não assustar os atletas.
Quem está fora : Uribe (torção no tornozelo), Rhodolfo (dores na panturrilha), Thuler (férias); Juan (transição) e Lincoln (lesão na coxa) não jogam a estreia.
San José – técnico Néstor Clausen
Atual campeão boliviano, o San José não iniciou bem a temporada e é apenas o sexto colocado no país. Vinha de quatros jogos sem vencer até encerrar o jejum na semana passada, quando fez 2 a 1 no Sport Boys mesmo poupando jogadores. O técnico argentino da equipe está pressionado no cargo, fechou os treinos e dificilmente vai resistir a um resultado ruim. Até por isso, os bolivianos prometem blitz para cima o Flamengo, explorando o período de adaptação do adversário à altitude.
Provável escalação: Lampe; Segovia, Rodriguez, Barrera (Toco) e Jair Torrico; Didí Torrico, Fernández (Sanguinetti), Marcelo Gomes e Ramallo (Alessandrini); Duk e Saucedo.
ARBITRAGEM
O argentino Nestor Pitana, que apitou a final da Copa do Mundo de 2018, será o arbitro da partida. Ele será auxiliado por seus compatriotas assistentes Diego Bonfa e Maximiliano Del Yesso.
Globo Esporte