O Flamengo enfrenta o Boavista nesta terça-feira, às 21h (de Brasília), na abertura da quarta rodada da Taça Guanabara , primeiro turno do Campeonato Carioca . Com sete pontos, o Rubro-Negro é o líder do grupo C, e é seguido pelo adversário desta terça no Maracanã, com seis. Assim, uma vitória garante o Flamengo nas semifinais, com uma rodada de antecipação.
A situação da equipe de Abel Braga pode ser ainda melhor na próxima quinta-feira, quando jogam Cabofriense e Bangu, no complemento da rodada. As duas equipes estão empatadas com quatro pontos, em terceiro e quarto lugar no grupo, respectivamente. Se a partida terminar empatada, o Flamengo garantirá também o primeiro lugar.
Para a partida desta terça, Abel Braga não tem problemas de ordem médica, mas pode escalar uma equipe inédita em 2019. O treinador vem utilizando duas equipes diferentes na competição. A escalação considerada titular, baseada na equipe de 2018, venceu o Bangu na estreia, e o Botafogo no último sábado . Já a equipe alternativa, que contou com os reforços Gabigol e Arrascaeta, atuou diante do Resende no meio da semana passada, e empatou por 1 a 1 .
Seguindo o rodízio, seria natural que a equipe alternativa entrasse em campo novamente contra o Boavista, mas desta vez, diante da importância do confronto, Abel admite misturar as duas equipes.
“Estou começando a pensar em misturar um pouco. Isso, estou pensando. Não estou afirmando que farei, mas estou pensando”, disse Abel na entrevista coletiva após o clássico de sábado no Engenhão.
Abel já começa a definir o Flamengo titular para a temporada 2019, de olho nas finais do Estadual, e, principalmente na Libertadores . O Flamengo está no grupo D da competição sul-americana, e estreia na Bolívia no dia 5 de março, contra o San José, nos 3.735m de altitude da cidade de Oruro.
Uma das possibilidades para esta terça é a ausência de Everton Ribeiro. O jogador teve atuação muito ruim diante do Botafogo , e chegou a ser citado nominalmente por Abel em sua coletiva. Assim, esta pode ser uma boa oportunidade para testar Bruno Henrique e Vitinho juntos, com Gabigol completando a linha de frente. Outro que que pode aparecer entre os onze é Arrascaeta, mas resta saber quem sai, Diego ou William Arão.
O Flamengo tem uma agenda de jogos folgada nos próximos dias. Como não está na primeira fase da Copa do Brasil , não terá compromissos no meio da semana que vem. Pelo Carioca, joga só no domingo contra a Cabofriense, no Maracanã.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X BOAVISTA
Local : Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data : 29 de janeiro de 2019, terça-feira
Hora : 21h (de Brasília)
Árbitro : Rodrigo Carvalhaes de Miranda
Assistentes : Silbert Faria Sisquim e Lilian Fernandes Bruno
FLAMENGO : Diego Alves, Pará (Rodinei), Rhodolfo, Rodrigo Caio e Renê; Cuellar, Diego (William Arão) e Arrascaeta; Bruno Henrique, Gabriel e Vitinho
Técnico : Abel Braga
BOAVISTA : Rafael, Bruno Moura, Elivelton, Rafael Marques e Jean; Vítor Faísca, Arthur, Lucas e Renan Donizete, Thiago Mosquito e Dija Baiano
Técnico : Eduardo Allax
GAZETA ESPORTIVA