PASSOU O TRATOR
No próximo sábado, o Maracanã tem um dos confrontos mais esperados deste Brasileiro: Flamengo x Palmeiras, atuais vice-líder e líder do Brasileiro. O Rubro-Negro carioca garantiu a perseguição ao Palmeiras com massacre para cima do Paraná, em Curitiba, na Vila Capanema – 4 a 0, gols de Lucas Paquetá, Vitinho, Uribe e Henrique Dourado.
O time da casa mais uma vez mostrou sua fragilidade. No primeiro gol rubro-negro, Deivid tinha a bola em seu domínio e perdeu na frente da área. No segundo, Vitinho não desperdiçou após rebatida errada. A diferença de categoria se refletiu no placar e em todos os 90 minutos do confronto.
Dorival Junior chegou à terceira vitória consecutiva – o Rubro-Negro está invicto há seis jogos. Do outro lado, o estreante Dado Cavalcanti sentiu o tamanho do buraco no comando do Paraná, que superou América-RN e São Caetano e atingiu recorde negativo nos pontos corridos: 16 jogos sem vitória.
PRIMEIRO TEMPO
O Paraná jogava em casa, mas o Flamengo poucas vezes se sentiu tão à vontade em Curitiba, onde costuma ter dificuldades. Sem Diego Alves, que pediu para não viajar, a equipe de Dorival Junior imprensou os paranaenses até abrir o placar com Lucas Paquetá, aos 18 minutos, após bom passe de Uribe. O colombiano não marcou antes por muito pouco em bonita defesa de Richard.
Com 70% de posse de bola no fim da primeira etapa e muita pressão no campo de ataque, o Flamengo perdeu terreno nos últimos 15 minutos da primeira etapa. Pela direita com Deivid e em bons avanços de Alex Santana, o time bicolor chegou a ameaçar, mas o Rubro-Negro se defendeu bem.
SEGUNDO TEMPO
Não precisou fazer muita força para o Rubro-Negro chegar ao segundo gol. Após cruzamento pela direita, a zaga paranaense afastou fraco e Vitinho, dentro da área, pegou firme, de canhota: 2 a 0, com apenas seis minutos da etapa complementar. Cinco minutos depois, o camisa 14 deixou Uribe na cara do gol: 3 a 0, com toque bonito por cima de Richard.
Nada deu certo para o Paraná. Aos 25 minutos, o atacante Raphael Alemão foi expulso com cartão vermelho direto após cometer falta em Renê. O Flamengo terminou a partida tocando a bola e com a torcida gritando “olé”. No fim, Diego, que substituiu Éverton Ribeiro na segunda etapa, quase marcou. Na sobra, Dourado empurrou para dentro. Foi o 48º gol do Flamengo no Brasileiro, novo melhor ataque da competição.
LUCAS PAQUETÁ
Marcou o décimo gol na competição, o 13º no ano pelo Flamengo. Ao lado de Vitinho, foi um dos responsáveis pela vitória tranquila do Rubro-Negro na Vila Capanema, em Curitiba. Ajudou na bola aérea defensiva também.
PANORAMA
A vitória contra o Paraná deixou o Flamengo com 58 pontos na tabela, a quatro do Palmeiras. O Rubro-Negro dorme na vice-liderança. O Internacional enfrenta o Santos, em Porto Alegre, nesta segunda-feira. Flamengo e Palmeiras fazem o grande duelo da 31ª rodada, no Maracanã, no sábado, 19h.
Globo Esporte