Polêmico com ele, pior sem ele. As decisões contestadas na Libertadores, Sul-Americana e Copa do Brasil colocaram o VAR em evidência. O questionamento sobre como a tecnologia tem sido utilizada, porém, não diminui a importância de sua implementação. Pelo menos, essa é a posição do Flamengo , que deseja o recurso na reta final do Brasileirão.
Um dos votos vencidos para utilização desde o início da competição, o clube fez coro com o Internacional no movimento para que o árbitro de vídeo minimize os erros nas rodadas finais. Com o confronto direto com o líder Palmeiras pela frente, o vice de futebol, Ricardo Lomba, disse:
– O Flamengo sempre foi favorável a qualquer ferramenta que contribua para que o que for feito em campo reflita o resultado da partida. Então, o Flamengo é favorável ao VAR (na reta final do Brasileiro), sim. Sempre foi. Não vejo sentido ter a ferramenta e não lançar mão dela para melhorar o produto.
O posicionamento acontece dias após os palmeirenses Alexandre Mattos e Luiz Felipe Scolari insinuarem benefício ao Flamengo pela suspensão de quatro jogadores para a partida deste sábado, no Maracanã. Assim como o presidente Eduardo Bandeira de Mello, Lomba rebateu citando o encontro entre as duas equipes no primeiro turno:
– Um clube da grandeza do Flamengo não pode de maneira contumaz ser prejudicado, e vimos isso no Brasileiro desde a primeira rodada. E desde a primeira rodada mesmo (jogo com o Vitória). Não posso achar que seja um movimento deliberado, seria a falência completa do futebol, mas fomos, sim, prejudicados em vários jogos. Inclusive, a despeito do que a turma do Palmeiras vem dizendo. Acho que poderiam dar uma olhadinha no nosso jogo em São Paulo e ver o que aconteceu: uma entrada criminosa do Felipe Melo, eles sem goleiro e o juiz terminando o jogo antes dos acréscimos.
Diante do discurso prévio ao duelo com o Palmeiras, o vice de futebol rubro-negro acredita que o VAR minimizaria os questionamentos que chamaram a atenção bem antes de a bola rolar.
– Temos que, de uma vez por todas, alcançar o estágio de falar do futebol brasileiro, dos jogos, das disputas, e que a arbitragem seja definitivamente imparcial. Não faz sentido termos um jogo dessa envergadura, com estádio cheio, ingressos esgotados, e estarmos batendo em cima de arbitragem. O Flamengo não quer ser beneficiado, mas não admite, em hipótese alguma, ser prejudicado. Que as coisas sejam definidas pelo desempenho em campo.
Terceiro colocado, o Inter se posicionou a favor do VAR após se sentir prejudicado no empate com o Santos, segunda-feira, no Beira Rio. Apesar da manifestação de dois dos três candidatos ao título, a CBF não deu indícios que apontem para a presença do árbitro de vídeo a partir da 32ª rodada.
Para a 31ª, que começa nesta sexta-feira, a possibilidade está descartada. Assim, o Inter visita o Vasco em São Januário, nesta noite, às 19h (de Brasília), e o Flamengo recebe o Palmeiras, sábado, no mesmo horário.
Globo Esporte