Com a suspensão de Cuéllar, o Flamengo deve ter novamente Márcio Araújo entre os titulares no clássico diante do Vasco, sábado, no Maracanã. O volante enfrentará pela primeira vez o técnico que, desde o ano passado, o enalteceu e bancou por muito tempo no time. Agora, treinador do adversário, Zé Ricardo utilizou Márcio Araújo por 77 vezes nos 89 jogos que comandou o Rubro-Negro.
O Flamengo enfrenta o Vasco, neste sábado, às 19h (horário de Brasília), no Maracanã. O jogo é válido pelo Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro é sétimo colocado da tabela, com 46 pontos. Enquanto o Cruz-Maltino aparece em oitavo, com três pontos a menos.
Márcio Araújo com Zé Ricardo
- 77 jogos (40 vitórias /22 empates /15 derrotas)
- Foi titular em 74 ocasiões
- Iniciou três jogos no banco e foi utilizado
- Iniciou oito vezes no banco e não foi utilizado
- Foi substituído em 17 jogos
No período em que Zé Ricardo foi técnico do Flamengo, Márcio Araújo não fez gols e nem deu assistências. Desde 2014 no clube, ele marcou três gols com a camisa rubro-negra.
De acordo com os dados do GloboEsporte.com, no entanto, sob o comando de Zé Ricardo, em 2017, Márcio participou de sete jogadas que terminaram em gol. No Brasileirão de 2016, também com o ex-treinador, ele somou 82 desarmes em 36 jogos. Na edição deste ano, foram 48 em 23 partidas.
O que Zé falava sobre o volante?
Em uma entrevista concedida em julho de 2016, pouco depois de ter assumido a função no Flamengo, Zé Ricardo falou sobre as características do jogador que o agradavam. Além de elogiar o comprometimento do camisa 8, o ex-técnico do clube analisou o estilo de jogo de forma positiva na ocasião.
– Além de o Márcio ser extremamente profissional, é dedicado, competente e inteligente. Faz boa leitura de jogo. Já era titular com Muricy, foi na transição com Jayme também e apenas dei continuidade. Ele é cumpridor do que pedimos, consegue ter números que às vezes as pessoas que só estão observando o jogo não conseguem entender – disse Zé Ricardo, em julho de 2016.
– Em roubadas de bola, na cobertura dos dois lados. Faz boa transição da defesa para o ataque, compacta bem no ataque. Os dados estatísticos dele são muito bons e o credenciam para estar jogando. Com certeza todo treinador gostaria de ter o Márcio no seu grupo – completou Zé, na mesma ocasião.
Jogador chegou a perder vaga no começo do ano
No começo da temporada, Zé Ricardo chegou a tirar Márcio do time titular do Flamengo. Reforço em janeiro, Rômulo iniciou o ano como titular da posição. Mas, ainda no primeiro semestre, voltou a utilizar o camisa 8. Com o ex-treinador, Cuéllar até passou a atuar mais este ano, mas a oportunidade veio ao ganhar a vaga de Willian Arão.
Cuéllar se firmou com Rueda
Atual técnico, Rueda tem como dupla de volantes principal Cuéllar e Willian Arão, com o compatriota colombiano atuando na função antes exercida por Márcio Araújo. O treinador, no entanto, já fez alguns testes recentemente e utilizou formações tanto com Márcio quanto com Rômulo.
Assim como Márcio Araújo, nomes como o Rafael Vaz e Gabriel eram questionados pela torcida e, com Zé Ricardo, tiveram bem mais oportunidades. Os dois tem tido bem menos chances com o técnico Reinaldo Rueda.
GLOBO ESPORTE