Quatro dias após o empate com o Cruzeiro, no primeiro jogo da final da Copa do Brasil, o treinador do Flamengo, Reinaldo Rueda, decidiu poupar a maioria dos titulares da equipe diante do Botafogo, neste domingo. Com o time principal, o Alvinegro levou a melhor e venceu por 2 a 0, pela 23ª rodada do Brasileirão. Presente ao jogo no estádio Nilton Santos, o comentarista do SporTV Lédio Carmona estranhou o decisão do colombiano de escalar um time misto em um clássico.
– Um time muito mesclado, muito mexido. Me surpreendeu muito. Arão e Everton no banco. Pará não foi relacionado, Juan não veio para o jogo, Diego também. Um Flamengo bem diferente. Com muita menos mobilização para o jogo do que o Botafogo, que encarou a partida como uma decisão. O Botafogo queria vencer o Flamengo de qualquer maneira. A decisão do Rueda de mexer muito no time acabou mexendo também com a concentração dos jogadores em campo – afirmou.
Para o jornalista, a impressão é que o Rubro-Negro abriu mão de vez do Campeonato Brasileiro, apostando todas as suas fichas na classificação para a Libertadores de 2018 com a conquista da Copa do Brasil ou da Copa Sul-Americana. Na opiniaõ de Lédio Carmona, a postura é arriscada. E a decisão de poupar poderia ter sido adotada na partida de quarta-feira contra a Chapecoense, no jogo de ida das quartas-de-final da Sul-Americana.
– O Rueda falou que precisava dar ritmo de jogo a alguns atletas. Mas será que vale a pena experimentar, testar jogadores, dar ritmo de jogo em um clássico? Contra o Botafogo, um clássico que está na crista da onda entre os torcedores? Torcedor não quer perder para um rival. Talvez fosse melhor fazer esta experiência na quarta-feira em Chapecó, que é o jogo de ida. Ainda teria tempo de se recuperar. A impressão que eu tenho é que o Flamengo abriu mão do Campeonato Brasileiro. Vai se dedicar totalmente à final da Copa do Brasil e à Sul-Americana. Pode não fazer diferença na briga pelo título do Brasileiro, mas pode fazer na briga pelo G-6. Há muitos concorrentes pelo G-6. E o Flamengo não tem certeza que vai ganhar a Copa do Brasil ou a Copa Sul-Americana. Acho muito estranho você entrar em um clássico com um time misto – afirmou.