Flamengo e Cruzeiro começam a decidir a Copa do Brasil na próxima quinta-feira, às 21h45, no Maracanã. Finalista pela sétima vez, o Rubro-Negro nunca foi derrotado em um jogo de ida nas decisões do torneio. Com o mesmo número de finais do Fla, a Raposa perdeu a primeira partida decisiva em apenas uma ocasião (veja lista abaixo). Em 2003, quando os times disputaram a decisão, houve empate em 1 a 1 no primeiro duelo no Rio – Alex abriu o placar para os visitantes e Fernando Baiano deixou tudo igual. Os mineiros venceram em Belo Horizonte e conquistaram o título.
Finalista da Copa do Brasil pela primeira vez em 1990, o Flamengo mandou o jogo de ida contra o Goiás em Juiz de Fora (Minas Gerais) e venceu por 1 a 0, gol do zagueiro Fernando. Sete anos depois, a primeira partida terminou sem gols diante do Grêmio em Porto Alegre. Em 2004, outra igualdade: 2 a 2 com o Santo André em São Paulo – gols de Roger e Athirson. No Maracanã, Obina e Luizão marcaram em 2006 no triunfo de 2 a 0 sobre o Vasco. Em 2013, um golaço do volante Amaral decretou o empate em 1 a 1 com o Atlético-PR em Curitiba.
A única derrota do Cruzeiro em jogos de ida de decisões de Copa do Brasil foi em 2014 – 2 a 0 para o Atlético-MG. A Raposa tem quatro títulos do torneio, um a mais que o Flamengo. O maior campeão é o Grêmio, com cinco conquistas (em oito finais).
Confira todas as decisões de Copa do Brasil do Flamengo:
1990 – ida: Fla 1×0 Goiás / volta: Goiás 0x0 Fla (campeão)
1997 – ida: Grêmio 0x0 Fla / volta: Fla 2×2 Grêmio (vice)
2003 – ida: Fla 1×1 Cruzeiro / volta: Cruzeiro 3×1 Fla (vice)
Fonte: Globo Esporte