Dois dos maiores clubes do país podem estar prestes a ter uma casa para chamar de sua. O Atlético-MG tem uma reunião já na segunda-feira para aprovar a construção de seu estádio, enquanto o Flamengo deu passos importantes na última semana para adquirir o terreno onde construirá seu lar.
O ESPN.com.br, então, resolveu apresentar melhor cada um dos locais dos possíveis estádios. Onde ficam? Como é a região? É de fácil acesso?
Veja todas essas respostas abaixo!
Atlético-MG
A SITUAÇÃO
O Atlético ainda não é dono do terreno, mas isso é apenas uma questão formal. A área pertence a MRV, patrocinadora do clube, e será doada caso o Conselho atleticano aprove a construção do estádio – a votação para isso já tem até data marcada: 18 de setembro, a segunda-feira da semana que vem. A diretoria tem todo o projeto pronto e, por meio de parcerias, pretende levantar todo o dinheiro sem mexer muito com as finanças atuais do clube – o que torna a aprovação do estádio muito mais fácil.
A LOCALIZAÇÃO
O terreno fica situado no bairro da Califórnia, em Belo Horizonte (MG), em plena Via Expressa.
O ACESSO
A área agrada porque é vista como de acesso muito fácil.
Para quem vai de carro, o terreno fica ao lado da Avenida Juscelino Kubitscheck, muito próximo ao Anel Viário. Fica perto de regiões densamente povoadas da capital mineira e ao lado de cidades importantes como Betim e Contagem.
Para o transporte público, a facilidade também é grande: o terreno fica apenas 2 km distante da Estação Vila Oeste do metrô – e também fica relativamente perto das estações Cidade Industrial (3,5 km) e Eldorado (4,7 km).
O estádio também fica perto da rodoviária de Belo Horizonte: são apenas 9 km de distância.
O aeroporto é longe (45 km), mas por ‘culpa’ da localização do próprio aeroporto, que fica na cidade vizinha de Confins.
Para o time, o local fica cerca de 25 km distante da Cidade do Galo, o Centro de Treinamento do clube – distância parecida aos 20 km que separam o local do Estádio Independência.
A VIZINHANÇA
Apesar de até abrigar algumas comunidades mais carentes, o Bairro Califórnia é predominantemente de classe média.
É um bairro mais de moradias, sem muitos atrativos de emprego ou de turismo.
– Flamengo
A SITUAÇÃO
O Flamengo também ainda não é dono do terreno – e está mais longe de ser do que o Atlético-MG. Na semana passada, porém, assinou uma opção de compra do lote de cerca de 160 mil metros quadrados. Agora, o time tem 120 dias para exercer seu direito e comprar de fato o terreno. Neste tempo, o clube avançará nos estuados de viabilização do projeto do estádio.
A LOCALIZAÇÃO
O terreno fica situado no bairro de Manguinhos, no Rio de Janeiro (RJ), no começo da Avenida Brasil.
O ACESSO
Assim como no caso do Atlético, a área agrada porque também é vista como de acesso muito fácil.
Para quem vai de carro, a conexão é fácil com as Linhas Vermelha e Amarela, que levam a outros pontos do Rio de Janeiro. O terreno também fica muito próximo a Ponte Rio-Niterói.
E a boa maioria que utiliza o transporte público será contemplada com uma estação do BRT (Bus Rapid Transit, ou Transporte Rápido por Ônibus na tradução para o português).
O local também é ‘vizinho’ da rodoviária Novo Rio (4,2 km) e fica muito perto tanto do Aeroporto do Galeão (12,6 km) quanto do Santos Dumont (9,7 km).
O blog do Mauro Cezar Pereira detalha bastante sobre as distâncias entre vários pontos do Rio e o possível futuro estádio.
A VIZINHANÇA
O único ‘problema’ do terreno é quanto as dúvidas sobre a segurança.
O bairro de Manguinhos é conhecido por ter várias comunidades carentes e também por problemas com violência. A área do terreno é ‘cercada’ por três favelas: Manguinhos, Cajú e Maré.
Fonte: ESPN