A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou nesta sexta-feira (08) a lista de jogadores convocados para o Mundial sub-17 de 2017, na Índia, em outubro. Principal nome da geração no país, o atacante Vinicius Júnior, 17, está no grupo. Isso não quer dizer, contudo, que o camisa 20 do Flamengo participará do torneio. Já existe um acerto para que ele dispute a segunda partida da decisão da Copa do Brasil, contra o Cruzeiro, e o time carioca ainda estuda o que fazer sobre o caso. É possível que a equipe solicite uma liberação.
Por enquanto, o Flamengo conta com Vinicius Júnior apenas até a decisão da Copa do Brasil – o segundo jogo contra o Cruzeiro está agendado para o dia 27 de setembro, em Belo Horizonte (MG). A diretoria rubro-negra, porém, avalia o caso pensando na possibilidade de aproveitar o atacante também na reta final do Campeonato Brasileiro e da Copa Sul-Americana.
A seleção brasileira sub-17 terá no Mundial a base que disputou o Sul-Americano da categoria no início do ano. A preparação foi encerrada com dois amistosos disputados na semana passada, contra África do Sul e Inglaterra (goleada por 4 a 0 e empate sem gols, respectivamente). Vinicius Júnior não foi chamado para esses jogos.
No início do ano, Vinicius Júnior havia o grande nome da seleção brasileira no título do Sul-Americano. O camisa 11 deixou a competição como artilheiro e melhor jogador do torneio que deu ao time nacional uma vaga no Mundial da categoria.
Em maio, o jogador foi confirmado como reforço do Real Madrid. O time espanhol pagou 45 milhões de euros (R$ 165,2 milhões) pela revelação do Flamengo, que ainda seguirá no clube carioca ao menos até o próximo ano.
Essa ascensão de Vinicius Júnior foi corroborada por um ganho de minutos entre os profissionais do Flamengo. O atacante debutou no time principal em maio e já anotou três gols com a camisa rubro-negra. Na última quinta-feira (07), começou entre os reservas e entrou no lugar de Rodinei durante empate por 1 a 1 com o Cruzeiro, na primeira partida da decisão da Copa do Brasil.
Fonte: Uol