No domingo, Zé Ricardo; nesta quinta-feira, Gilmar Popoca. Quatro dias depois da saída do treinador que no ano passado subiu da base para o profissional, o Flamengo demitiu Popoca do comando do time sub-20. Aos 53 anos, o técnico foi vice-campeão da Copa do Brasil da categoria em junho, quando perdeu para o Atlético-MG na disputa por pênaltis.
A demissão acontece às vésperas das finais do Campeonato Carioca, nos dias dias 16 e 23 desse mês, contra o Vasco.
Sem entrar em detalhes, Popoca se queixou do tratamento da direção e coordenação da base, sem citar especificamente o que lhe deixava insatisfeito.
– Desde que assumi o time (sub-20) sofro retaliação. Não sei. Uma trama estranha ali que prefiro falar mais para frente.
Há oito anos na base do Fla, Gilmar Popoca atendeu a reportagem do GloboEsporte.com pouco depois de saber da demissão. Ele deu o treino aos juniores no campo 3, bem ao lado de onde os profissionais trabalhavam com Jayme de Almeida.
– Quando acabei o treino me chamaram lá em cima e o (Carlos) Noval e o Léo (Inácio) me comunicaram. A justificativa foi que estava fora da metodologia de trabalho deles. Não falaram mais nada e não entendi isso como justificativa. Sempre fiz o melhor possível – disse Popoca.
No ano passado, com a ida de Zé Ricardo para os profissionais, o Flamengo puxou Gilmar Popoca, técnico com bom trabalho no sub-17, para comandar o sub-20.
Segundo o GloboEsporte.com apurou, Popoca e o coordenador-técnico do sub-20 Leonardo Inácio já não falavam a mesma língua. A explicação interna para a demissão, porém, é avaliação do trabalho.
Procurado, o Flamengo ainda não retornou o contato da reportagem para comentar a demissão de Popoca. O atual vice de futebol é o presidente Eduardo Bandeira de Mello. Indicado por Bandeira, Luis Nogueira acompanha de perto o trabalho da base, que tem Carlos Noval como diretor das divisões inferiores. Noval também não atendeu as ligações da reportagem.
Na semana passada, o Flamengo foi derrotado pelo Grêmio pela última rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20, por 2 a 1, em Los Larios, sendo eliminado da competição.
Como jogador, Gilmar foi campeão mundial sub-20 com a Seleção brasileira em 1983 – mesmo ano em que conquistou o Brasileiro pelo Flamengo – ao lado de nomes como Dunga e Bebeto, e medalha de prata nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1984.
O Flamengo emitiu nota sobre a demissão:
O Clube de Regatas do Flamengo comunica que Gilmar Popoca não é mais treinador da equipe Sub-20. A decisão foi tomada na noite desta quinta-feira (10), pelo Departamento de Futebol de Base. O Flamengo agradece ao treinador pelos serviços prestados ao longo dos últimos anos, e deseja sucesso ao profissional na sequência de sua carreira.
Fonte: Globo Esporte