O técnico Zé Ricardo ficou satisfeito com o que viu dentro de campo durante os 90 minutos da vitória do Flamengo por 1 a 0 sobre o Vasco, no último sábado. O resultado do clássico válido pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, porém, não apagou as cenas lamentáveis de confusões nas arquibancadas de São Januário depois do apito final.
Para o treinador rubro-negro, as brigas, que fizeram a delegação do Flamengo permanecer em campo mesmo após o término do Clássico dos Milhões, deixam o resultado para trás.
– O resultado ficou em segundo plano, infelizmente. Mas acho que foi um poder de superação nosso. Disputamos três jogos em seis dias e com uma viagem no meio. Acho que a equipe está de parabéns. Não foi um jogo com desenvolvimento tão interessante. Demos poucas oportunidades. Mas a vitória foi merecida. Precisamos melhorar nossa produção. Mas era um jogo que envolvia aspectos não só de campo pelo tamanho da rivalidade. Comissão e atletas se respeitam muito. Mas, infelizmente, presenciamos aquelas cenas. Agora temos um dia a mais para nos preparar. Espero que a gente repita o espírito de sábado – disse Zé.
Veja outros tópicos da coletiva de Zé Ricardo
Segurança em São Januário
Ainda bem que não aconteceu nada de mais grave. A segurança tomou as providências para que ninguém tivesse danos corporais. Eu demorei mais de 2h para sair de São Januário. E só quando tivemos a garantia da PM que os veículos nossos podiam sair que aconteceu. Mas acho que dentro de tudo, as proporções poderiam ter sido piores.
Não temos nem o que comentar sobre as punições porque não cabe a nós. O que a gente quer é que a torcida possa ir ao estádio. Triste ver mulheres e crianças tendo que correr. Não tem a ver com futebol. Apesar de torcer para que isso mude, se não houver iniciativas duras, ativas, daqui a pouco a gente vai ver acontecer de novo em outro estádio.
Responsabildade do Vasco
Eu estive com vocês na sexta. Eu não mudo minha opinião. Eu falei na sexta que Flamengo x Vasco, assim como outros clássicos, tem que ser no Maracanã. Mas o que estão cobrando para jogar num lugar que foi feito com dinheiro público, estão cobrando uma fortuna. Para o Maracanã dar lucro tem que botar 50 mil pessoas. O Maracanã é nosso. Mas acho que os presidentes ficam numa encruzilhada e entendo isso.
Acho legítimo o Vasco jogar em São Januário. Acho que as questões maiores não tenho como comentar. Nós precisamos ter segurança. Até porque todos nós vendemos isso. Quando há esse tipo de agressão, todos nós saímos perdendo.
Damião titular contra o Grêmio
Muito provavelmente ele que vai jogar. Ele vem dando conta do recado, não só com gols, mas ajudando bastante. É um jogador que se cuida e se cobra bastante. É muito correto.
Conca
Jogo-treino que temos feito para manter o ritmo de jogo. Jogador gosta de jogar. Ter um adversário é uma estratégia. O desenvolvimento do Conca…ele continua como todos os atletas. Temos limitações burocráticas no Brasileirão (cinco estrangeiros relacionados por jogo).
Mas fazemos igual com todo mundo que é uma disputa sadia pela vaga. Avaliamos de acordo com o que vimos nos treinamentos. Vai depender exclusivamente dele para voltar a jogar.
Desunião dos clubes
Uma solução para a violência no futebol requer um esforço de todas as partes. E todos os clubes têm sua responsabilidade. O que soubemos antes do jogo é que a coletiva seria dentro de campo. A sala não estava liberada. Não sei o motivo. Por causa dos acontecimentos, não tinha possibilidade. A do Milton também foi cancelada.
Um policial disse que não assegurava a segurança e pediu para não fazer a coletiva. Então todos saem perdendo. O jogo ficou em segundo plano. Uma boa partida nossa, sacrificante. Tínhamos muitos atletas que jogaram na quarta-feira, sabíamos que ia ser um final de jogo complicado. Nossos jogadores fizeram o gol e conseguiram segurar o resultado. Se não foi uma vitória tecnicamente brilhante, mas em termos de confiança foi muito importante.
Éverton e Éverton Ribeiro
Não tem uma forma específica de jogar em relação aos homens abertos. Já jogamos com homens de característica de meia, pés invertidos, pés certos. Depende o que quer trabalhar. Tentamos potencializar nossa equipe. Éverton Ribeiro se entrosou muito rápido. Éverton se doa bastante. Volta pra marcar. Está sempre presente para finalizar as jogadas. Vai depender da estratégia da equipe para cada jogo. Na quinta-feira, esperamos poder contar com todos eles.
Punição
Logicamente que a punição não é a solução. Isso é o efeito, não a causa. Acho que é um investimento que tem que ser feito na base, na educação. Conscientização dos envolvidos, todos, clube, CBF, seguranças pública e privada. E tomar decisões firmes. Daqui a pouco vamos ter uma tragédia. Minha esposa, meu filho, um parente de vocês que vão ao Maracanã. Não foi a primeira e não será a última. Interditar estádio é só uma ferida que fica para o nosso futebol.
Familiares no jogo
Agonia de não poder estar próximo de quem a gente quer. Todo jogo temos parentes. Nesse jogo, sabíamos que era arriscado. Pedi para que ninguém da minha família fosse. Estava um clima diferente das partidas normais. Mas muitos parentes de jogadores foram. Mas não só do Flamengo. Estava próximo ao vestiário do Vasco, e eles também estava prejudicados.
Cenário parecido com o de 2016 (Confronto com Palestino e vice-liderança)
Já estávamos no segundo semestre. Tínhamos o mesmo adversário na primeira fase, mas agora é uma fase mais aguda. A história é diferente. Escrevemos um novo capítulo. A experiência serve para o nosso presente. Focar no próximo jogo, que é o Grêmio.
Corinthians
O Carille conseguiu montar a equipe de forma equilibrada. Muito difícil de ser batida. Quando está à frente, se fecha muito bem. Um clube que tem sua forma de jogar há pelo menos quatro ou cinco anos. Com Mano, Tite e Carille. Está fortalecido com o trabalho do Carille. Sem dúvida que a porcentagem de aproveitamento que é merecida a campanha.
Mas não podemos pensar no Corinthians. Pensamos jogo a jogo. O Grêmio vem fazendo um futebol vistoso, ofensiva, leve. Está bem na Libertadores. Precisamos nos preparar bem porque teremos muita dificuldade na Ilha, mas com o apoio da nossa torcida esperamos sair felizes no final.
Fonte: Globo Esporte