A ausência de Diego, poupado, da partida contra o Coritiba, às 19 horas deste sábado, na Ilha do Governador, somada ao fato de Darío Conca ficar fora da lista de relacionados para o jogo causou estranheza. Sem o camisa 35, seria natural que o ex-tricolor tivesse a chance de pelo menos figurar entre os reservas, com maiores possibilidades de aproveitamento durante o cotejo, o que não acontecerá. O fato é que ele ainda não reúne as condições consideradas ideais para ir a campo, sua avaliação aponta um estágio físico abaixo dos companheiros, e isso mantém o argentino fora do time rubro-negro.
O Flamengo tem outros cinco estrangeiros em seu elenco, os peruanos Trauco e Guerrero; os colombianos Cuellar e Berrío; e o argentino Mancuello. Como Conca não está 100{cf06184211ecbb120ae965cbd53b0cebe372eac85785f1ddbb4e41b41438fd51} fisicamente e um deles teria que ficar fora (só podem ser relacionados cinco por peleja), a comissão técnica optou por deixar Conca de fora. Mesmo sem Diego. Ele não entra em campo há mais de um mês, desde os oito minutos nos quais esteve em ação diante do Fluminense (entrou no lugar de Cuellar), nos 2 a 2 de 18 de junho. Participou pelo mesmo tempo nos 2 a 0 sobre a Ponte Preta (substituiu Diego), na Ilha, em sua estreia, quatro dias antes.
Conca se lesionou em agosto do ano passado defendendo o Shanghai SIPG. Ele sofreu uma ruptura do ligamento cruzado do joelho esquerdo, fez a cirurgia no Colorado, Estados Unidos, e deu início à fisioterapia em Miami, onde possui uma casa, até ser emprestado ao Flamengo. O compromisso vai até dezembro. Para tê-lo, os flamenguistas pagam, desde que entrou em campo em jogo oficial, uma parcela menor de sua remuneração na China. Ele foi contratado ainda com a participação do ex-vice de futebol, Flávio Godinho.
No Centro de Treinamentos o clube carioca tem dedicado estrutura e profissionais para colocar o meia na melhor forma, o que está demorando mais do que se imaginava. Como o próximo compromisso da equipe será na quarta-feira, contra o Santos, na Vila Belmiro pela Copa do Brasil, o argentino completará pelo menos 38 dias sem atuar, tendo jogado apenas por 16 minutos em suas curtíssimas aparições, ainda em junho. Obviamente se esperava uma evolução desde então.
Há uma incerteza sobre quando estará bem a ponto de disputar espaço no concorrido elenco do Flamengo. O técnico Zé Ricardo, claramente, por isso o deixa de lado, e assim deverá ser até que entre em forma. A questão é, entrará?
Fonte: ESPN