Jorge não é mais jogador do Flamengo. Um dia depois de atuar com a camisa da seleção brasileira no amistoso contra a Colômbia, no estádio Nilton Santos, o lateral-esquerdo de 20 anos teve a sua venda sacramentada para o Monaco, da França. A informação foi dada primeiramente pelo site Globo Esporte e depois confirmada pelo ESPN.com.br.
O clube rubro-negro deve embolsar em torno de R$ 25 milhões pelos 70{cf06184211ecbb120ae965cbd53b0cebe372eac85785f1ddbb4e41b41438fd51} dos direitos econômicos que tinha do jogador, conforme último balanço. A conta inclui também bônus e mecanismo de solidariedade.
Será a maior negociação de sua história, superando os R$ 15 milhões pagos pelo Bayer Leverkusen por Renato Augusto em 2008.
Jorge foi uma indicação do ex-meia Deco ao clube francês, em negociação intermediada pelo empresário Jorge Mendes, o mesmo de Cristiano Ronaldo e outras estrelas. Ele já deixa o Ninho do Urubu para reforçar o Monaco na segunda parte da temporada europeia. A sua chegada atende a um perfil mantido pelos monegascos de contratar garotos.
Ele teve consultas recentes do Manchester City também.
A Udinese-ITA, com quem o seu empresário Eduardo Uram mantém relação próxima, foi outra a sondar seguida pelo Lille-FRA, que fechou com o ex-chefe de captação do Monaco, o português Luis Campos.
O lateral esquerdo Renê, do Sport, é estudado pelo Fla como reposição a Jorge. Hoje, o clube conta apenas com o peruano Miguel Trauco para a posição.
Logo após a negociação vazar, o técnico Zé Ricardo ainda preferiu despistar e dizer que ainda não sabia de nada, mas já falou em reposição. “Trauco está bem adaptado se precisar jogar sábado”, disse. O Flamengo estreia na temporada contra o Boavista no fim de semana, pelo Campeonato Carioca.
Aos 20 anos de idade, Jorge tinha contrato até o fim de 2019 é uma das grandes promessas do futebol brasileiro. Ele foi titular do Flamengo durante toda a temporada passada. Ele se despede do clube já com 82 jogos com a camisa rubro-negra e cinco gols marcados.
No Monaco, ele vai encontrar outros três brasileiros: os defensores Fabinho (ex-Fluminense) e Jemerson (ex-Atlético-MG) e o meia-atacante Gabriel Boschilia (ex-São Paulo). Na lateral, ele deve disputar posição com Mendy e Elderson, além Sidibé, que é lateral-direito de origem, mas também atua pela esquerda.
O Monaco é o atual líder do Campeonato Francês com 48 pontos, dois a mais que o Nice e três acima do PSG. O clube também está na decisão da Copa da Liga Francesa, diante do mesmo PSG, e também nas oitavas de final da Uefa Champions League, onde vai enfrentar o Manchester City.
Fonte: ESPN