O Vasco divulgou nesta quarta-feira a data do clássico contra o Flamengo pelo primeiro turno do Novo Basquete Brasil (NBB). Marcado inicialmente para o dia 18 de dezembro, o jogo será disputado no dia 28 de janeiro, às 14h. O local da partida, porém, segue indefinido. Por conta da realocação de datas, a Liga Nacional de Basquete (LNB) teve que antecipar a partida entre Vasco e Brasília. O duelo foi antecipado do dia 28 de janeiro de 2017, às 14h, para o dia 19 de janeiro de 2017, às 20h15.
O Vasco queria que a partida marcada para o dia 18 deste mês, na Rio Arena, tivesse torcida dupla. Vice-presidente de quadra e salão do clube, Fernando Lima até chegou a levar o Major Silvio Luis, do Grupamento Especial de Policiamento de Estádios (GEPE), para vistoriar o local.
O Major constatou que o ginásio reunia as condições necessárias para a realização do evento, recomendando, no entanto, a instalação de grades para separar torcedores rivais. Depois, diante a informação de que as barreiras não poderiam ser fixadas no chão, o Major teria recomendado informalmente que o jogo não ocorresse naquelas condições por questões de segurança.
Diante da desistência do Vasco em realizar o jogo na Rio Arena, a Liga Nacional de Basquete (LNB) decidiu adiar o confronto. Além da Rio Arena, o Vasco tentou outros dois locais para a realização do jogo. Primeiro, tentou marcar a partida para o Maracanãzinho. No entanto, Casa Civil e Odebrecht (que foram procuradas) não assumiram responsabilidade pelo ginásio, e o clube precisaria arcar com todas as despesas referentes à colocação de piso, instalação de placares e tabelas – o que inviabilizaria a operação.
Depois de desistir da Rio Arena, o Vasco pensou no ginásio do Tijuca como uma terceira alternativa, com o jogo aberto para apenas para uma torcida. O local, no entanto, não estava disponível devido à realização de outro evento na data.
Fonte: Globo Esporte