A tragédia envolvendo o voo da Chapecoense, que terminou com a morte de 71 pessoas na Colômbia, paralisou completamente o futebol brasileiro. A comoção geral com o caso, bem no fim da temporada, fez o Flamengo suspender o planejamento para 2017.
– O planejamento ficou suspenso. O mundo do futebol parou. Quem não se sente atingido uma hora dessa é porque é totalmente insensível. Nos próximos dias vamos retomar o planejamento, já era uma coisa que vínhamos falar. Quando se fala nisso, temos que abordar o ano de 2016, e é baseado nisso que tenho que fazer um agradecimento aos jogadores, comissão e funcionários do clube, independente da última rodada, que agora perdeu muito em importância. É tudo muito triste – declarou Rodrigo Caetano, em coletiva no Ninho do Urubu.
Apesar de ter anunciado a renovação com o zagueiro Juan, o Fla também interrompeu, por ora, as negociações com jogadores, sejam em fim de contrato ou possíveis reforços. Com a participação na Florida Cup na berlinda, a tendência é que o Rubro-Negro faça a pré-temporada no próprio Ninho do Urubu, que será reinaugurado no dia 13 com melhorias na estrutura.
– Não temos certeza ainda da participação na Florida Cup. O contrato prevê modificação em caso de força maior. Não tem força maior do que essa. O que o Flamengo fez nesses dois dias foi readequar seu calendário em função de 2016, da última partida, infelizmente com todo esse ambiente, mas para 2017, a reapresentação será na data que for possível, respeitando os 30 dias. E se não formos para a Florida Cup, faremos nossa preparação aqui no Ninho do Urubu. Vamos esperar para ver se existe possibilidade de conciliação com a Conmebol, CBF, enfim. O que é fato é que é inviável conciliar datas. É inviável cumprir esse cronograma. A nível comercial, não temos como informar agora. Caso não viajemos, vamos fazer a pré-temporada no Ninho, que será totalmente entregue no dia 13 já reformado. Vamos priorizar a parte técnica, temos o estadual, a pré-Libertadores, enfim – disse Caetano.
Caetano também não foi assertivo quanto à última rodada do Campeonato Brasileiro – o Flamengo viaja para enfrentar o Atlético-PR, na Arena da Baixada -, após declaração do presidente do Atlético-MG, Daniel Nepomuceno, de que o Galo não entraria em campo. Havia a possibilidade de demais clubes tomarem essa decisão, mas o diretor-executivo do Fla preferiu não se posicionar.
– Esse jogo tem um contexto totalmente diferenciado (Chapecoense x Atlético-MG). Flamengo segue sua rotina de recuperar os cacos para cumprir a última rodada. Não tenho opinião formada sobre isso. A gente sabe a dificuldade e está tudo muito recente. Nesse caso específico, do jogo, do campeonato, é muito difícil ficar falando sobre isso. É uma discussão muito ampla. Não é da minha alçada, é institucional. Sou profissional do clube e temos que respeitar as decisões e planejar essa última rodada com o panorama que temos agora. Se porventura até agora o presidente e o vice-presidente não avisaram, temos que agora ficar com as informações que temos e seguir trabalhando.
Fonte: Globo Esporte