Zé Maria, responsável pelo time sub-20 que disputa a Copinha, vê investimentos sendo feitos em ritmo acelerado e crê em benefício para gerações atuais e futuras.
Acostumado a dizer que seus craques são formados em sua própria “casa”, o Flamengo vive a expectativa de revolucionar a estrutura que abrigará os atletas das categorias de base a partir dos próximos anos. Responsável pelo time sub-20 e treinador da equipe rubro-negra que disputa a Copa São Paulo de Futebol Júnior, o treinador Zé Maria destacou, em entrevista ao “Seleção SporTV”, que as obras no centro de treinamento do Ninho do Urubu já são visíveis. Segundo ele, os benefícios para as atuais gerações de jovens e as que estão por vir serão imediatos com o projeto do presidente Eduardo Bandeira de Mello de reformar o local, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, nos próximos três anos.
– Vejo diretamente relacionado o rendimento de um clube a estrutura do seu CT. O Flamengo sabe disso. Por muitos anos, enfrentamos problemas. Mas esse é um ponto que o presidente tem tentado solucionar. É um investimento que a curto, médio prazo de tempo já vai estar dando retorno. A gente já vê um movimento muito grande de investimento já no módulo profissional e, depois, se volta para o investimento na base. A gente tem a expectativa de que até o final do mandato do Eduardo Bandeira de Mello a gente já tenha todo o CT completo. Isso vai ser muito bom para essas gerações e para as próximas que estão por vir, já que o Flamengo conta com gerações mais novas com bastante qualidade.
O Ninho do Urubu já abriga toda a base do Flamengo, mas a estrutura está longe da ideal para a formação de atletas de ponta. A expectativa é de que os jovens passem a usar a atual estrutura do profissional após a conclusão do novo módulo. A previsão de investimento é de R$ 10 milhões.
Zé Maria destacou que um número maior de jogadores da base do Fla pode ser usado na equipe profissional que disputará o Campeonato Carioca em 2016, já que o time também vai competir na Primeira Liga, competição que reúne clubes do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e Santa Catarina. A estreia no estadual será no dia 31 deste mês, contra o Boavista.
– O presidente sinalizou no final do ano passado a possibilidade de usarmos alguns atletas, principalmente alguns que já estão na sua segunda Copinha, para compor o elenco que possivelmente venha a disputar o Carioca, já que o Flamengo vai ter que ter um elenco grande por causa da disputa da Primeira Liga. Os meninos estão conscientes e trabalhando no intuito de, caso aconteça isso, eles estejam preparados.
O Flamengo estreou com vitória por 2 a 1 sobre o RB Brasil na Copinha. O próximo duelo será diante do Palmeiras, no Nogueirão, nesta terça-feira, às 19h (de Brasília).
Fonte: SporTV