O Flamengo dá seu primeiro passo em busca do tricampeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior às 19h30 deste domingo, quando encara o RB Brasil, no Estádio Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão, em Mogi das Cruzes, pela primeira rodada do Grupo 24. Porém, após as conquistas de 1990 e 2011, o Rubro Negro chega cercado por certa desconfiança para a disputa da competição em 2016.
A equipe comandada pelo técnico Zé Ricardo foi campeã carioca da categoria no ano passado, mas fracassou nas disputas da Copa do Brasil e Copa RS. Além disso, o atacante Douglas Baggio, um dos principais nomes do time em 2015, estourou a idade e será substituído por Felipe Vizeu.
Com a baixa na frente, a aposta do Mengão fica em seu meio-campo, formado por boas promessas, como o volante Ronaldo e os meias Matheus Sávio e Lucas Paquetá, este último a maior esperança para o Fla não repetir a campanha do ano passado, quando acabou eliminado nas oitavas de final da Copinha, após perder nos pênaltis para o Atlético Mineiro.
No ano passado, o RB Brasil não foi bem na Copa São Paulo. A equipe terminou apenas na terceira colocação de seu grupo, atrás de Coritiba e Paulínia, e não avançou à segunda fase.
Mais tarde, já sob comando do técnico Pablo Fernandez, que assumiu o elenco sub-20, o clube fez uma boa campanha no Campeonato Paulista da categoria. Na primeira fase, o time terminou como líder de seu grupo, à frente de grandes como Corinthians e Palmeiras. No mata-mata, a equipe de Campinas foi eliminada apenas na semifinal para o Santos.
– A expectativa é a melhor possível. Sabemos da dificuldade da chave, não só o Flamengo, mas também dos outros times, como o União Mogi, que é uma equipe muito competitiva. Em relação ao Flamengo, é um time muito vertical, que busca o gol a todo momento e com jogadores muito qualificados, como o Matheus Sávio, o Lucas Paquetá, o Trindade – disse Pablo Fernandez.
Fonte: Globo Esporte