Na noite desta segunda-feira (28/12), o Flamengo conquistou seu último título de 2015. Em General Severiano, o time sub-17 do Basquete derrotou o Botafogo por 59 x 50, sagrando-se Campeão Estadual Infanto-Juvenil de forma invicta, sem nem precisar disputar o terceiro jogo da final, já que, um dia antes, havia vencido também o primeiro confronto, por 86 x 54, na Gávea.
Ao contrário do encontro no dia anterior, quando fez largos 32 pontos de diferença, o Flamengo teve que suar para sair vitorioso do segundo jogo. Favorito, o time teve um bom começo de partida, convertendo os quatro arremessos de três pontos tentados no primeiro quarto. Porém, falhou defensivamente e viu o Botafogo vencer a parcial por 15 x 14. A situação ficou mais complicada no segundo período, quando a torcida da casa começou a fazer pressão e empurrar os alvinegros, que abriram cinco pontos e foram para o intervalo vencendo por 21 x 16, numa parcial de poucos pontos, sendo apenas dois para o Flamengo.
Precisando se reencontrar para sair de General Severiano campeão, o Fla voltou com uma postura diferente para o terceiro quarto. Aos poucos, foi cortando a diferença, conseguindo o empate em 31 x 31. A virada aconteceu em seguida, servindo de ânimo para a torcida rubro-negra voltar a fazer muito barulho. Empolgados, os garotos da Gávea passaram a dominar o garrafão, terminando o período com uma vantagem de seis pontos – 42 x 36 – e com as mãos no troféu.
No último quarto, a situação continuou favorável para o Flamengo, que logo abriu mais dois pontos de vantagem, chegando a oito, a maior da partida até então. O Botafogo respondeu, diminuindo para cinco, mas a reação foi cortada com vários pontos seguidos. Logo, o Flamengo já estava com dois dígitos de vantagem no marcador, enquanto os torcedores já começavam a comemorar. Do lado alvinegro, as faixas já estavam sendo tiradas quando o time do treinador Fernando Pereira abriu 15 pontos. O Botafogo ainda deu um gás no fim, mas só teve forças para descontar o prejuízo. Jogando já sem pressão, o Flamengo gastou o tempo e venceu por 59 x 50, dando início a uma festa dentro de quadra, com direito a muita vibração, música e dança.
Na campanha do título estadual, o Flamengo foi o primeiro colocado da fase classificatória, com 20 vitórias em 20 jogos. Nas quartas de final, venceu o Fluminense nas Laranjeiras e na Gávea. O feito foi repetido contra o Tijuca Tênis Clube, na semifinal, com vitórias na Gávea e no Tijuca, como também contra o Botafogo, derrotado fora e dentro de casa.
Fonte: MATHEUS BERRIEL/iFlamengonews