Para o Flamengo, a temporada de 2022 chegou ao fim oficialmente na tarde do último sábado (12/11), quando enfrentou o Avaí pela última rodada do Campeonato Brasileiro de 2022. Com o término de todos os jogos, o clube encerrou a competição na quinta colocação na classificação final. O time de Dorival Júnior, que decidiu priorizar a Copa do Brasil e a Taça Libertadores da América, caiu de rendimento nas últimas rodadas e não conseguiu ingressar no G4.
Ainda que tenha permanecido na quinta colocação, o Flamengo faturou uma bolada milionária. O clube receberá da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) 36 milhões de reais a título de premiação.
O valor é consideravelmente inferior ao que foi auferido pelo Palmeiras, o campeão do Brasileirão deste ano. O time de São Paulo fica com 45 milhões de reais, seguido por Internacional (42,7 milhões de reais), Fluminense (40,5 milhões de reais) e Corinthians (38,2 milhões de reais).
As cifras não saem diretamente dos cofres da CBF. Trata-se, em verdade, da divisão dos 30% das transmissões esportivas e que são pagas de acordo com a posição de cada clube na classificação final. Por isso, 70% dos direitos são definidos pela TV aos clubes, ao passo que o percentual restante depende da colocação final.
Além dos valores auferidos com o Campeonato Brasileiro, o Flamengo também recebe 23,5 milhões de dólares (125,1 milhões de reais) com o título da Libertadores, além de 76,8 milhões de reais pela conquista da Copa do Brasil, arrecadando um total de 237,9 milhões de reais com as principais competições da temporada.