O Flamengo já iniciou o planejamento para a temporada de 2023 e organiza o elenco que estará nas mãos do técnico Dorival Júnior. Nesse sentido, a diretoria e o lateral-esquerdo Filipe Luís devem oficializar a renovação contratual ainda nessa semana. O vínculo do jogador com o clube chegaria ao fim no próximo dia 31 de dezembro, mas foi prorrogado por mais um ano.
A negociação entre o Flamengo e o defensor aconteceu de maneira tranquila. Todas as exigências feitas por ambas as partes foram atendidas. Por isso, Filipe Luís sofrerá uma redução em seus salários, mas conta com a incorporação de bonificações a depender dos títulos e pela renovação, além de comissão para o seu empresário. A expectativa é de que o contrato seja assinado até a próxima sexta-feira, dia 18 de novembro.
Filipe Luís não esconde o desejo de pendurar as chuteiras vestindo a camisa do Flamengo. Rumores que circularam ao longo da temporada especularam que o defensor poderia se aposentar no fim do ano. Entretanto, com os títulos e o bom momento vivido dentro de campo, o ex-Seleção Brasileira compreende que ainda tem muita lenha para queimar pelos próximos 12 meses.
Desse modo, Filipe Luís deve jogar a sua última temporada pelo Flamengo no decorrer da temporada de 2023. A diretoria avalia que Ayrton Lucas é a peça capaz de substituí-lo, razão pela qual estuda a viabilidade de um pagamento de seis milhões de euros, cerca de 32,6 milhões de reais, para comprá-lo em definitivo junto ao Spartak Moscou (que exige pelo menos nove milhões de euros).