Michael está vivendo a sua melhor fase desde que chegou ao Flamengo no início de 2020. Após apresentar um desempenho muito abaixo do esperado, o jogador passou a ser alvo de críticas e cobranças pelos torcedores, mas sempre esteve nos planos do técnico Rogério Ceni. Na noite deste sábado (1º), com a vitória do time sobre o Volta Redonda pelas semifinais do Campeonato Carioca de 2021, foi um dos grandes protagonistas, servindo Pedro com passes que culminaram nos dois primeiros gols anotados pelo camisa 21.
Consequentemente, Michael se isolou na classificação de assistências pelo Flamengo na temporada de 2021, sendo o atual líder neste quesito com seis em 10 jogos. Matheuzinho aparece na sequência, com quatro assistências, seguido de Bruno Henrique, com três, além de Vitinho, com duas e Gustavo Henrique, com uma. De todos esses, apenas o camisa 27 é titular absoluto.
De olho na próxima rodada da fase de grupos da Taça Libertadores, Rogério Ceni optou por entrar em campo pelo Campeonato Estadual com um time alternativo. Consequentemente, Michael ganhou espaço ao lado de Éverton Ribeiro, Vitinho e Pedro, servindo duas vezes a referência do ataque Rubro-Negro.
A terceira assistência foi anotada pelo uruguaio Arrascaeta, fechando a conta para o primeiro hat-trick de Pedro pelo Flamengo. Com o resultado, o Mais Querido adquire uma ampla vantagem para o confronto da volta, que será disputado no próximo sábado (8) dentro do Estádio do Maracanã.