Flamengo e Palmeiras protagonizaram uma grande polêmica na decisão da Supercopa do Brasil em 2021. No segundo tempo da partida, jogadores e integrantes das diretorias de ambas as equipes se envolveram em uma grande confusão, incluindo ofensas, xingamentos e até vias de fato. Por conta disso, tanto os cariocas quanto os paulistas viraram réu perante o STJD, correndo risco de levar punições.
O julgamento acontece nesta sexta-feira, dia 7 de maio, a partir das 11h (horário de Brasília), comandado pela Quinta Comissão Disciplinar do STJD. Palmeiras e Flamengo foram denunciados por infringência ao que dispõe o artigo 257 do CBJD, podendo receber multas na casa dos R$ 20 mil cada. A confusão chegou a ser relatada na súmula de jogo, mas o árbitro da partida admitiu que não foi possível identificar os envolvidos, dado os contornos de generalidade da briga.
“Informo que aos 50 minutos do segundo tempo paralisei a partida devido a um tumulto que acontecia dentro do túnel de acesso aos vestiários. Não foi possível identificar quem provocou o tumulto. Após paralisação de 1 minuto o jogo reiniciou normalmente”, foram as palavras utilizadas por Leandro Pedro Vuaden (RS) no documento.
O caso gerou repercussão a nível nacional, levando a Procuradoria do STJD a colher vídeos, fotos e áudios que possam contribuir na identificação dos envolvidos, além de comprovar a necessidade de punição das duas equipes. O técnico Abel Ferreira e seu auxiliar João Miguel Barreto Martins também foram denunciados particularmente por conta de suas respectivas expulsões e podem pegar gancho de até seis jogos.